Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 6 – Pesquisa de Mercado.
Texto/resumo 01 - Entendendo o mercado.
 
Objetivo específico  - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender qual a importância da pesquisa de mercado, antes de iniciar um projeto de empreendedorismo.
Atender as necessidades do consumidor é um dos princípios básicos do Marketing e deve ser a missão do empreendedor.
E o que mais as pessoasprecisam hoje, para além da relação de compra, é de relacionamentos positivos com uma marca/produto. Especialistas ouvidos pelo Mundo do Marketing são unânimes em afirmar três requisitos essenciais na relação entre as empresas e seus clientes: confiança, diálogo e reconhecimento.
 
Para melhor atender um mercado-alvo, o empreendedor deve dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação,seu negócio, sua concorrência e especialmente seus futuros clientes. O processo de Pesquisa de Mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração do negocio. Ao realizarem pesquisa o empreendedor deve decidir se deve coletar os dados ou usar dadosjá disponíveis. Deve também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa e que instrumento (questionários ou dispositivos mecanicos) usar.
A principal razão para um empreendedor adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, ele deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogosdependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.
Alguns especialistas são categóricos em afirmar que nem mesmo o consumidor sabe o que quer. Por isso, toda empresa deve estar atenta para atender as demandas reprimidas. Mas, num cenário em queprodutos e serviços são semelhantes, o que vai diferenciar uma marca da outra é a experiência positiva proporcionada em todos os contatos com um produto ou serviço.
A Coordenadora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Coppead/UFRJ, Letícia Casotti, informa que os antropólogos dizem que somos uma “sociedade relacional”. “Damos muita importância a relacionamentos e somos um povo fácil deestabelecer relacionamentos. Mas, por outro lado, observam-se empresas cada vez mais pressionadas pelos custos ou pelo corte deles (no curto prazo) e que passam a economizar na construção de relacionamentos verdadeiros ou nos canais de relacionamento com seus consumidores, algo importantíssimo para o longo prazo dos negócios”, afirma a professora ao site, completando que estes são os motivos de“inúmeras histórias de e-mails não respondidos, vozes de computador extremamente impessoais, telefonemas que agridem nossa privacidade e outras muitas frustrações no relacionamento consumidor-empresa”, completa Letícia.
 
Questão respondida:
Conhecer o cliente é fundamental para ter acesso a ele em todos os momentos. O grande ponto é oferecer algo de seu interesse na hora certa. “O consumidor quer serreconhecido em diversos momentos”, eles querem interatividade, proximidade e experimentação do produto. “O objetivo é criar maior empatia do consumidor com a marca/produto e, quando conseguimos fazer isso de forma integrada e interativa, isso é relacionamento”
Pergunta: O que o consumidor deseja?
Resposta:
A jornalista Nadja Sampaio assina a coluna Direito do Consumidor no jornal O Globo erecebe cerca de 7 mil e-mails por semana de clientes insatisfeitos com produtos e serviços. Na lista a seguir, Nadja enumera os principais desejos do consumidor.
1) O consumidor quer ter o serviço ou o produto no preço justo e sem ter problema
2) Se tiver problema, que a empresa tenha um telefone grátis para atende-lo
3) Não quer ficar esperando ser atendido com musiquinha no 0800
4) Não...
tracking img