Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇÃO
O processo de reestruturação que o modo de produção capitalista vem desenvolvendo nas últimas décadas a partir das diretrizes neoliberais, tornou o mercado de trabalho mais instável e elevou o índice de desemprego. A terceirização e a informalidade passaram a ocupar lugar de destaque na economia, fragilizando, dessa forma, os direitos trabalhistas e a estabilidade duramenteconquistada nas décadas precedentes.
Pelo menos 9,4 milhões de pessoas entre 15 anos e 24 anos estão sem emprego na América Latina, como informa o relatório divulgado em 2004 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o que significa um crescimento do número de desempregados, nos últimos 10 anos, da ordem de 44% nesta faixa etária. No Brasil, apesar de ter diminuído nos últimos anos, odesemprego na Grande São Paulo, por exemplo, ainda continua alto, atingindo 15,3% da População Economicamente Ativa (PEA), em setembro de 2006, segundo o DIEESE.
Diante desse contexto em que o aumento do desemprego e do sub-emprego são as características mais marcantes, o empreendedorismo surge como uma das formas para o enfrentamento da crise no mercado de trabalho. A possibilidade de ser profissionalautônomo, ou mesmo dono do próprio negócio, se transformou em uma via alternativa ao desemprego e, ironicamente, ao próprio emprego, uma vez que, na posição de empreendedor, o trabalhador não estaria subordinado à relação empregador e empregado.
Surge então uma grande demanda pela qualificação profissional para o empreendedorismo, apoiada no conceito de empregabilidade, entendido como
acondição de ser empregável, isto é, de dar e conseguir emprego para os seus conhecimentos, habilidades e atitudes intencionalmente desenvolvidos pela educação e treinamento, sintonizados com as necessidades do mercado de trabalho. (Minarelli, 1995, p.37)

O Ministério da Educação, na elaboração do anteprojeto de lei da educação profissional e tecnológica, aponta como características de suas diretrizes,o empreendedorismo e a autonomia profissional enquanto concepção pedagógica. Sendo assim, muitos cursos de graduação passaram a incorporar disciplinas com conteúdos específicos visando desenvolver habilidades e competências voltadas para o desenvolvimento da capacidade de empreender, como é o caso do curso de Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) que dispõe de uma disciplinasobre empreendedorismo em sua grade curricular.
Dessa forma, este anteprojeto se propõe a realizar uma análise crítica da introdução do empreendedorismo nos cursos de graduação em Administração da UNDB e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), visando entender de que forma os processos pedagógicos vêm sendo articulados no sentido desenvolver habilidades e competências a fim de propiciar aformação de um comportamento empreendedor.

2.0 - JUSTIFICATIVA

Pesquisas do SEBRAE (2004) apontam o Brasil como um dos países que apresenta a maior porcentagem de empreendedores. No entanto, as mesmas pesquisas indicam que apesar do grande número de empreendeores, a oportunidade de criar e manter um negócio por mais de três anos é relativamente baixa, visto que de cada 100 empresas abertasno país, 35 não chegam ao final do primeiro ano de vida; 46 não sobrevivem ao segundo; e 56 desaparecem no terceiro ano de vida, deixando em situação mais difícil os que apostaram nessa alternativa.
Já as pesquisas do GEM (Global Entrepreneurship Monitor – 2001), o Brasil é campeão mundial em “emprededorismo por necessidade”, onde 55% dos novos empreendedores escolheram ser patrões, não porvocação, mas por dificuldades de encontrar colocação no atual mercado de trabalho.
Ao pesquisar o nível de ocupação da população do estado do Maranhão, através da análise da composição do mercado de trabalho, o IBGE (2003) constatou que seu principal componente é o trabalho por conta própria, correspondendo a 40% do total de postos de trabalho disponíveis, o que demonstra a incapacidade que tem a...
tracking img