Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5. REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 Empreendedorismo

O conceito de empreendedorismo possui inúmeras definições. Schumpeter citado por Dornelas (2005) define empreendedorismo como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. E que a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.
O termo‘’empreendedor” e derivado da palavra francesa entrepreneur, usada pela primeira vez em 1725, pelo que se sabe, pelo economista irlandês Richard Cantillon, reconhecido por muitos historiadores como o grande técnico da economia, segundo o qual o “entrepreneur é o indivíduo que assume riscos”
Dolabela (1999) argumenta que o empreendedorismo faz a grande diferença para a prosperidade econômica e complementa dizendoque um país sem altas taxas de criação de novas empresas corre o risco de entrar em um processo de estagnação econômica.
Conforme publicado no site administradores.com.br, acesso em março de 2012, uma das definições de empreendedorismo mais adequadas é de Robert Hirsch, que trata do empreendedorismo como um processo de criar algo diferente e com valor, e que as recompensas econômicas e sociaissão proporcionais ao tempo e esforços desprendidos pelo empreendedor.

5.1.2 Empreendedorismo no Brasil

No Brasil, o conceito de empreendedorismo tem se tornado cada vez mais objeto de estudos mais profundos, esta necessidade justifica-se pelo fato de que a maior parte dos novos negócios no país são iniciados por pequenos e micro empresários.






Dornelas explica sobre asentidades que foram fundamentais ao desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil:


A criação das entidades SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) na década de 1990, foram fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil e que antes do surgimento dessas duas entidades,praticamente não se falava em criação de pequenas empresas, até mesmo porque os cenários econômico e político do país nessa época eram contrários e desfavoráveis ao movimento empreendedor.
(DORNELAS, 2005, p.28)


O SEBRAE é amplamente difundido entre os pequenos empresários brasileiros, com finalidade de informar e dar suporte necessário para a abertura de uma empresa, bemcomo acompanhar através de consultorias seu andamento, solucionando eventuais problemas no decorrer do negócio. Este órgão está de certa forma, implementando a cultura empreendedora nas universidades brasileiras, ao promover em parceria com outros países, o Desafio SEBRAE, que é uma competição entre universitários de várias nacionalidades, que têm como objetivo administrar uma empresa virtual.Segundo o site do Desafio SEBRAE, www.desafio.sebrae.com.br, acesso em abril de 2012, o Desafio SEBRAE é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.
A SOFTEX foi criada para ampliar o mercado das empresas de softwareatravés da exportação e incentivar a produção nacional, para isso foram desenvolvidos projetos para a capacitação em gestão e tecnologia dos empresários de informática. Além de alavancar o desenvolvimento de tecnologias nacionais, essa entidade conseguiu através de seus programas, popularizar no país termos como plano de negócios (business plan) que até então eram ignorados pelos empresários.Apesar do pouco tempo, o Brasil apresenta ações que visam desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo e potencializa o país perante o mundo nesse milênio. Dornelas (2001, p. 25 e 26) cita alguns exemplos:


Os programas SOFTEX e GENESIS (Geração de Novas Empresas de Software, Informação e Serviço), que apóiam atividades de...
tracking img