Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01) O que é ou qual a definição de empreendedor?
É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.
São pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscospara atingirem seus objetivos.

02) Qual a diferença entre empreendedor e empreendedorismo?
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, já o empreendedor é o profissional que atua os seus estudos.

03) Qual a relação entre e revolução industrial e o desenvolvimento do empreendedorismo?
Os empreendedores foram freqüentemente confundidos com os administradores (o que ocorreaté os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.

04) Quais os principais conceitos sugeridos por Joseph Schumpeter, Kenneth Knight e Gifford Pinchot e que foram incorporados à temática doempreendedorismo? Descreva cada um deles.
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knighte em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzidoo conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
Um dos mais importantes economistas do século XX foi Joseph Schumpeter que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga.

05) O que foi considerado PeterFerdinand Drucker e qual foi sua descrição ampliada de empreendedorismo?
Peter Ferdinand Drucker, foi considerado “o pai da administração moderna”, é que amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores:
“como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças”

06) Qual a diferença entre um empreendedor, um administrador e um técnico?
Empreendedor, évisionário, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados;
Administrador, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo;
Técnico, que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, ficasatisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.

07) Descreva em qual período e seus fatores políticos econômicos no Brasil, que auxiliaram o crescimento do empreendedorismo e da economia?
No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condiçãoimportante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo.
O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito. A economia voltou a crescer. Só no ano2000, surgiu um milhão de novos postos de trabalho. Investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações aumentaram. Juntas essas empresas empregam cerca de 40 milhões de trabalhadores.

08) Quais os estilos de decisão relatodos por William S. Cohen (2001)? Descreva cada um deles.
Intuitivo: tenta projetar o futuro, com perspectiva ao médio e do longo prazo,...
tracking img