Trab. 3na - 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do filme.
O curta é do gênero Ficção dirigido por Marco Schiavon em 2004, tem duração de 22 minutos e tem como elenco: Mirian Pyres no papel de dona Estela, Zezeh Barbosa no papel da empregada Cida e Anselmo Vasconcellos representando o sobrinho de dona Estela.
É fundamentado em preconceitos raciais e conta a humilde história de uma mulher negra de quarenta anos, Cida, que vai trabalharpara Estela, uma velha de oitenta anos, viúva, sem filhos e que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Estela tripudiando em cima de Cida por ela ser negra.
Cida é tratada com palavras grosseiras e total desrespeito por dona Estela. Contudo, dona Estela gostava de jogar xadrez e, ao observar o tabuleiro, com peças brancas e pretas, Cida pede à patroa quea ensine a jogar. Mesmo em meio às grosserias de dona Estela.
Estela insiste em oprimir, Cida atura a tudo em silêncio por causa da necessidade da situação, mas utiliza-se do tabuleiro do xadrez para conhecer sua oponente e não se satisfaz com suas derrotas. Apesar de ver suas peças negras sendo jogadas no lixo prazerosamente por sua patroa, a mesma analisa a adversária buscando um conhecimentoque não tem, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Cida aprende o jogo, porém, cansada de ser mal tratada, pede demissão, mas deixa com dona Estela a imagem de uma Nossa Senhora negra. Dona Estela não se importa com a saída de Cida, tampouco com a imagem da santa, que joga no lixo.
A personagem que é uma empregada doméstica, pobre, humilde e residente de uma comunidade tambémpobre e carente, acaba se interessando pelo jogo de xadrez, aprendendo através de uma barganha que faz com Estela, sua arrogante e prepotente patroa de oitenta anos decide levar o que aprendeu, após fazer pequenos estudos acerca das regras de como melhorar seu jogo, para sua comunidade pobre, no intuito de através do xadrez, tentar retirar as crianças e adolescentes do contato com coisas nocivas aelas, como o interesse dos meninos e meninas pelo mundo do crime, o que é muito comum em comunidades onde o crime organizado domina.
E com isso acaba despertando o interesse deles que passam a praticar o xadrez, inclusive de maneira improvisada, com material enxadrístico confeccionado por eles próprios.
Cida relata que com a Dona Estela, aprendeu que a vida da gente é que nem um jogo de xadrez.Pode ser uma guerra muito violenta, mas também pode ser uma brincadeira muito divertida.

Apreciação sobre o debate:
Audacioso e provocante, o filme O Xadrez das Cores traz uma história densa, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática aconselhada e profunda fala da discriminação racial.
A história brasileira é marcada pela dominação étnica desde quando os negros foram trazidos parao Brasil. Seqüestrados, submetidos às condições desumanas os negros lutavam para preservar a dignidade e os costumes de um povo. No entanto a luta era desigual e apesar da passagem do tempo, do repúdio a escravidão, ainda hoje os negros sentem na pele escura os resquícios de toda sua saga, temos em nossa sociedade atual representantes de um pensamento ideológico arcaico que tem raízes profundas,complexas.
A diferença entre negros e brancos nota-se nas dimensões sociais e econômicas.
Não é a toa que as estatísticas mostram que negros e pardos estão entre as parcelas mais mal remuneradas da sociedade. E que as oportunidades ficam menores quando se é mulher, pobre e negra, como a protagonista do filme.
A Escola enquanto instituição não tem como assumir uma posição neutra em relação aotema, ou o professor atua como agente transformador ou perpetua a ideologia discriminatória.
Trazer o tema para a discussão, ouvir diferentes pontos de vistas, refletir sobre como a sociedade lida com o tema, associar outros artigos e livros, as possibilidades são diversas, o importante é desenvolver a exibição do filme de tal forma que venha verdadeiramente agregar novas visões e atitudes...
tracking img