Trab. 3na - 2011

1661 palavras 7 páginas
Resumo do filme.
O curta é do gênero Ficção dirigido por Marco Schiavon em 2004, tem duração de 22 minutos e tem como elenco: Mirian Pyres no papel de dona Estela, Zezeh Barbosa no papel da empregada Cida e Anselmo Vasconcellos representando o sobrinho de dona Estela.
É fundamentado em preconceitos raciais e conta a humilde história de uma mulher negra de quarenta anos, Cida, que vai trabalhar para Estela, uma velha de oitenta anos, viúva, sem filhos e que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Estela tripudiando em cima de Cida por ela ser negra.
Cida é tratada com palavras grosseiras e total desrespeito por dona Estela. Contudo, dona Estela gostava de jogar xadrez e, ao observar o tabuleiro, com peças brancas e pretas, Cida pede à patroa que a ensine a jogar. Mesmo em meio às grosserias de dona Estela.
Estela insiste em oprimir, Cida atura a tudo em silêncio por causa da necessidade da situação, mas utiliza-se do tabuleiro do xadrez para conhecer sua oponente e não se satisfaz com suas derrotas. Apesar de ver suas peças negras sendo jogadas no lixo prazerosamente por sua patroa, a mesma analisa a adversária buscando um conhecimento que não tem, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Cida aprende o jogo, porém, cansada de ser mal tratada, pede demissão, mas deixa com dona Estela a imagem de uma Nossa Senhora negra. Dona Estela não se importa com a saída de Cida, tampouco com a imagem da santa, que joga no lixo.
A personagem que é uma empregada doméstica, pobre, humilde e residente de uma comunidade também pobre e carente, acaba se interessando pelo jogo de xadrez, aprendendo através de uma barganha que faz com Estela, sua arrogante e prepotente patroa de oitenta anos decide levar o que aprendeu, após fazer pequenos estudos acerca das regras de como melhorar seu jogo, para sua comunidade pobre, no intuito de através do xadrez, tentar retirar as crianças e adolescentes do contato com coisas nocivas a

Relacionados