Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Empreendedorismo

Relatório apresentado como Atividade Avaliativa da disciplina de Empreendedorismo do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor EAD Me. Ademir Cavalheiro Leite; Jefferson Dias e professor-tutor presencial Cleonice Vilma dos Santos Almeida.

Osvaldo Cruz – SPJunho/2011Desafio 1

Sobre o artigo “Jovens criadores do buscapé ficam milionários”.
A reflexão realizada após a leitura do artigo é que de que quando se sonha alto é possível empreender com sucesso no Brasil, mesmo sendo jovem. No caso dos fundadores do Buscapé, além do sonho, foi necessário muito estudo, preparo, conhecimento e perseverança para ver o resultado aparecer. As palavraspresente em nosso dia a dia deve ser: negócios inovador e eficiente, tornar e permanecer.
Baseado neste artigo definiremos conceitos básicos sobre empreendedorismo:
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
O Empreendedorismo é entendido como um mecanismo de criação de riqueza para a sociedade e a criação de empresas ou negócios é a forma mais habitual de se perceber o assunto.
O empreendedorismo já foi descrito de diversas maneiras. William Gartner, em1985,ao analisar um conjunto de trabalhos publicados na área, identificou quatro dimensões associadas ao processo de criação de novas empresas: indivíduo(s), organização, ambiente e processo. A preocupação desse autor era identificar os temas mais freqüentes que atraíam a atenção dos estudiosos do assunto.

As três questões que falam a respeito de alguns mitos sobre os empreendedores.

-Empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
Existem pessoas que nascem com esse dom maravilhoso de empreender e existem também, as pessoas que se "encontram" ao longo do curso, ou até mesmo, ao longo da vida com esse "lado empreendedor". Para as pessoas que "usam" este ramo da Administração, apenas digo que vocês são líderes!
Empreendedorismo: é a teria da aquisição de traços, isto é, umapessoa pode não ter nascido empreendedora mas pode com o decorrer da vida e de alguns fatores adquirir as características empreendedoras. Um caso típico brasileiro é Abilio Diniz, ele não nasceu empreendedor, seu pai sim. Com a convivência, a vontade de vencer e fazer o que o pai fazia, ele acabou adquirindo as características empreendedoras.

- Empreendedores são “jogadores” que assumem riscosaltíssimos.
Realidade:
Tomam riscos calculados;
Evitam riscos desnecessários;
Compartilham o risco com outros;
Dividem o risco em “partes menores”.

- Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe.
Realidade:
São ótimos líderes;
Criam equipes;
Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros.No artigo “Os inimigos da crise”.

Os cinco nomes de maior destaque do mundo corporativo brasileiro deste ano são de gerações diferentes, atuam em setores diferentes, possuem estilos de gestão diferentes, mas têm um traço (fundamental, aliás) em comum: todos não acreditam nessa história de crise ou, pelo menos, viram nela uma oportunidade única de expandir seus negócios. Abilio Diniz, ocomandante do Pão de Açúcar, deu um dos mais espetaculares saltos de sua trajetória profissional ao arrematar o Ponto Frio e, numa jogada espetacular, adquirir o controle da Casas Bahia e escrever uma das mais vitoriosas páginas da história do varejo brasileiro. Já Fabio Barbosa comandou o maior IPO da história do País assim que vislumbrou uma melhora no mercado de capitais. A fraqueza da economia...
tracking img