Empreendedorismo resenha cap 1 chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDESC - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESENHA: O QUE EMPREENDEDORISMO E COMO É VISTO PELOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROSWERBERTON RODRIGO DOS SANTOS LIMA

LUZIÂNIA-GO

2012

RESENHA: Características Empreendedoras de Pequenos

Empresários de Brasília. Por: Fernando Bandeira Sacenco Kornijezuk.

Empreendedorismo: anecessidade de se aprender a empreender. Por: Ailton Carlos da Silveira, Giovanni Gonçalves, Jardel Javarini Boneli, Niciane Estevão Castro e Priscila Amorim Barbosa.

O Empreendedor no Brasil. PorCarlos Eduardo.

À luz de diversas teorias encontradas nos artigos pesquisados, pode-se entender empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade.“As pessoas nascem para realizar alguma coisa no mundo, mas poucas são aquelas que conseguem descobrir o que devem fazer. As que conseguem são os empreendedores”. Washington Olivetto. Para a efetivaçãodessa nova idéia é importante que esse empreendedor possua algumas características básicas que o ajudará nesta caminhada. De acordo com os textos essas características são: inovação, criatividade,dedicação, persistência, ousadia, autoconfiança e não ter medo de assumir riscos; dentre outras.
As primeiras definições de empreendedorismo surgiram no século XIX através do economista francêsJ.B. Say, que definiu como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. Já no século XVII,surge a relação entre assumir riscos e o empreendedorismo.
Os artigos citam diversos autores que conceitualizaram o empreendedorismo, através de pesquisas definidas como econômicas ecomportamentais. Podemos citar o conceito do economista Joseph Schumpeter, que diz que o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, novas...
tracking img