Empreendedorismo no brasil experiencias que deram certo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo no Brasil, Experiências que deram certo
Esta é a segunda parte da matéria sobre empreendedorismo feita pela Rádio Câmara, da qual participei como entrevistado. Neste trecho tratamos do tema “oportunidades de negócios”.
Conheça a íntegra da entrevista abaixo ou ouça o conteúdo em áudio aqui.
Sandra Yokota é uma brasileira descendente de japoneses que viveu 20 anos no Japão,trabalhando duro para acumular recursos.
Teve que voltar para o Brasil e com o capital acumulado pensou em abrir um negócio. Pensou em uma loja de artigos para bebês, mas, em dúvida, buscou a assessoria do Sebrae.
O Sebrae analisou o perfil de Sandra e indicou que as habilidades dela talvez não estivessem tão ligadas ao comércio, mas à prestação de serviços. Sandra começou a buscar entãoinformações sobre o turismo receptivo rural.
Hoje, após 7 anos, o negócio, o Terra Parque Hotel, em São Paulo, está faturando bem; mas Sandra lembra que o começo foi muito difícil.
“A empresa nossa ela foi toda projetada dentro do Sebrae, como é que vai ser o primeiro mês, o segundo mês, o terceiro mês… Só que a prática é um pouco diferente. Então nos tínhamos uma expectativa, ela foi bem menor do quenós imaginávamos que pudesse ser e o primeiro ano foi muito difícil, muito difícil. A princípio nós só trabalhávamos só com parque. Nós atendíamos escola, grupos para passar o dia e isso não sustentava o hotel porque era só alta temporada e final de semana. Então durante toda a semana, eu trabalhava no vermelho. O que que aconteceu? Nós fomos buscar conhecimento na área e aí é que eu fui realmente mecapacitar de verdade para trabalhar nesta área. Conhecer o concorrente, descobrir o que que o concorrente tinha que eu não tinha, o que que o concorrente fez para quebrar. Eu visitei muitos hotéis que estavam falidos e eu ia atrás das pessoas. ‘O que que aconteceu?’. E dessa forma eu fui descobrindo qual era o caminho que eu tinha que realmente seguir”.
Para a empresária, não era admissívelacabar com as economias acumuladas no Japão em um negócio fracassado. Ela conta que teve muita persistência:
“Mesmo a empresa estando no vermelho, nós pagávamos para a nossa equipe se capacitar. Então realmente era difícil, pegava o dinheiro que eu havia conseguido suado lá no Japão mês a mês e pagava curso para capacitar funcionário com a empresa negativa. 15, 16 mil negativo e nós tínhamos estetipo de comportamento”.
Sandra ganhou prêmios de reconhecimento pelo seu esforço e em 2009 teve um crescimento bem superior ao planejado.
A música que você está ouvindo é da trilha sonora do desenho “A Princesa e o Sapo”, da Disney.
Nesta parte, Tiana afirma que já “está quase lá” no caminho que vinha traçando para abrir o seu restaurante. Por trás do desenho, está um brasileiro, HaroldoGuimarães, que também trilhou um grande caminho para chegar a colaborador da Disney nesta animação.
Haroldo trabalhou com Maurício de Souza e quase se formou em arquitetura, mas desistiu ao conseguir uma bolsa para uma escola de artes na Califórnia.
Nos Estados Unidos, trabalhou em séries de TV da Disney e quando voltou para o Brasil abriu uma empresa, a HGN produções. Com os contatos da Disney,continuou produzindo séries como Aladdin e Pateta.
Na década de 90, as coisas ficaram mais difíceis quando os países asiáticos se tornaram mais competitivos para a produção das séries.
Mas em 2007, ao participar de uma feira no exterior por incentivo da Apex, a Agência Brasileira para a Promoção de Exportações e Investimentos, Haroldo reencontrou pessoas da Disney que o motivaram a concorrer para novostrabalhos:
“E isso nos levou a estar fazendo testes para ‘A Princesa e o Sapo’. Nós produzimos três testes para ‘A Princesa e o Sapo’ e fomos um dos estúdios selecionados para estarem participando desse trabalho. A gente concorreu com alguns estúdios da Europa, da Ásia. Então esse filme foi todo produzido na matriz, em Los Angeles, a parte principal de história, animação. E tiveram três...
tracking img