Empreendedorismo feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO FEMININO NA UNIVERSIDADE GAMA FILHO - PIEDADE

FLÁVIA REGINA ALVES DE SOUSA

RESUMO
O empreendedorismo feminino na universidade Gama Filho – Piedade é um tema que aborda o empreenderismo dentro da universidade contribuindo para a produção de conhecimento sobre gênero no aporte do empreendedorismo.
O problema no referido artigo é estudar as características pessoais,profissionais e empreendedoras das alunas e seu entendimento sobre empreendedorismo e mostrar porque as universitárias estão se tornando empreendedoras.
O tipo de pesquisa é Científica, com método quantitativo de análise, a fim de investigar o empreendedorismo feminino nesta universidade.
Como resultado alcançado, buscou características comportamentais empreendedoras, revelando que as universitáriasapresentam as habilidades necessárias à ação empreendedora, mas não são motivadas de ambição e necessidade de poder e status para exercer a sua capacidade empreendedora e conclui-se que desenvolveram suas habilidades para a liderança e provaram que são capazes tanto quanto os homens na realização de qualquer que seja a tarefa.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedorismo feminino; Mercado detrabalho; Mulheres Empreendedoras; Desafios.

INTRODUÇÃO
A partir de 1980 vem crescendo o interesse pelo tema empreendedorismo. Isto se deve, principalmente, ao fato de que o empreendedorismo tem sido considerado uma importante prática para o desenvolvimento.
Nesse contexto, outro elemento que revela a metamorfose atual do/no mercado é o aumento da participação feminina. O crescimentoconsistente da presença das mulheres na esfera econômica demonstra um movimento diverso daquele tradicionalmente verificado na sociedade até então. Não se trata apenas de episódios de ingresso no mercado de trabalho para complementar a renda familiar, embora essa motivação esteja também presente, especialmente quando se consideram as sucessivas crises da economia brasileira e as altas taxas dedesemprego. Trata-se de uma mudança social de grandes proporções, pois envolve transformações nas expectativas de vida pessoal, nas relações familiares, nas demandas por serviços públicos de seus negócios pela necessidade e falta de oportunidade no mercado de trabalho tradicional.
O fato é que as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho na condição de empreendedora, e, a cada dia quepassa mais se quer entender este fenômeno tendo em vista sua relevância econômica, social, política e cultural (GOMES, SANTANA e SILVA, 2005).
Diante dessa situação, no primeiro seminário sobre mulheres empreendedoras, promovido pela OECD, em 1998, foi discutida a importância das mulheres à frente de pequenas empresas. Elas representam metade da população mundial e é crescente o número de empresasque têm criado. Assim, na posição de pequenas e médias empresárias, contribuem como uma fonte importante de empregos, inovação e desenvolvimento econômico. No referido evento, foram destacados três pontos que configuram a importância delas no papel empreendedor: a) econômico: gerando ocupações para elas e para outras pessoas; b) social: possibilitando o equilíbrio trabalho e família; e c)político: aumentando a sua autonomia.
Estudos têm demonstrado que as mulheres abrem empresas por diferentes motivos, tais como: desejo de realização e independência, percepção de oportunidade de mercado, dificuldades em ascender na carreira profissional em outras empresas, necessidade de sobrevivência e como uma maneira de conciliar trabalho e família (CROMIE, 1988; GIMENEZ, 1998; HISRICH, 1989; MOORE eBUTTNER, 1997; STILL e TIMMS, 1998; VOKINS in ALLEN e TRUMAN, 1993, apud MACHADO, ST-CYR, MIONE e ALVES, 2003). Além dessas razões, outros fatores estão ligados à decisão de iniciar um empreendimento, independentemente do gênero, tal como a existência de modelos empreendedores na família.
O ensino intelectualizado da sala de aula pode dar uma formação incompleta ao estudante, de modo que a...
tracking img