Empreendedorismo criativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo Criativo

De acordo com a obra Empreendedor 5ºEd 2005, Michel P. Peters afirma:

Entre as fontes de novas idéias usadas com mais freqüência entre os novos empreendedores está os consumidores, as empresas, os canais de distribuição, o governo federal, e pesquisa e desenvolvimento.


Consumidores: Os empreendedores em potencial devem prestar muita atenção ao foco final daidéia para um novo produto ou serviço – o consumidor. Essa atenção pode tomar a forma de monitoramento informal de idéias e necessidades em potencial ou de criação formal de oportunidade para que os consumidores expressem suas opiniões. É necessário ter cuidado para garantir que a idéia ou a necessidade represente um mercado suficientemente grande para sustentar um novo empreendimento.

Empresas:Os empreendedores e intra-empreendedores em potencial também devem estabelecer um método formal para monitorar e avaliar produtos e serviços concorrentes no mercado. Freqüentemente, essa analise revela maneira de melhorar esses produtos e serviços, o que resulta na criação de algo novo com maior apelo de mercado.

Canais de distribuição: Elementos dos canais distribuição também são excelentesfontes de novas idéias devido a sua familiaridade com as necessidades de mercado. Muitas vezes essas pessoas não so tem sugestões de produtos completamente novos, como também podem ajudar a comercializar os produtos recém-desenvolvidos do empreendedor. Por exemplo, um empreendedor descobriu com os vendedores que a razão pela qual suas meias não estavam vendendo era a cor. Prestando atenção á sugestãoe fazendo as mudanças de cor adequadas, sua empresa tornou-se a principal fornecedora de meias naquela região do Estados Unidos.

Governo Federal: O governo federal pode ser uma fonte de idéias de novos produtos de duas maneiras. Primeiro, os arquivos do órgão de registro de patentes (Patent Office) contem inúmera possibilidades de novos produtos. Embora as próprias patentes possam não serprodutos novos e viáveis, elas muitas vezes podem sugerir novas idéias de produtos comercializáveis. Varias agências e publicações governamentais são úteis para monitorar as aplicações de patentes. A Official Gazette, publicada semanalmente pela U.S. Patente Office sintetize cada patente concedida e lista todas as patentes disponíveis para licença ou venda. Além disso, o Governament Patents Boardpublica listas de resumos de resumos de milhares de patentes do governo; uma boa fonte de tais informações é o Government Owned Inventores Avaliable for License. Outras agências governamentais, como o Office of Technical Services, auxiliam os empreendedores a obter informações sobre produtos específicos.
Segundo as idéias de novos produtos podem surgir em resposta a regulamentações governamentais.Porexemplo, o Occupacional Safety and Health Act (OSHA), cujo objetivo é eliminar condições de trabalho perigosas na industria, exigiu que kits de primeiros socorros estivessem disponíveis em estabelecimentos comerciais que empregassem mais de três pessoas.O kit de primeiros socorros para fazer face a intempéries, necessário em uma construtora , tinha que ser diferente daquele de uma industria decreme facial ou de uma loja. Em resposta ao OSHA, empreendimentos já estabelecidos e outros recém-criados comercializaram uma ampla variedade de kits de primeiros socorros. Uma empresa nova, a R&H Safety Sales Company, teve sucesso no desenvolvimento e venda de kits de primeiros socorros que possibilitaram ás empresas o cumprimento da lei.

Pesquisa e Desenvolvimento: A maior fonte de idéias é a“pesquisa e desenvolvimento” do próprio empreendedor, empenho que pode ser um esforço formal conectado com o atual emprego de alguém ou um laboratório informal no porão ou na garagem. Um departamento de pesquisa e desenvolvimento mais formal quase sempre é mais bem equipado e possibilita que o empreendedor conceitualize e desenvolva com sucesso idéias de novos produtos. Um cientista pesquisador...
tracking img