Empreendedorimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO

Abelardo Gomes Fonseca Neto
Prof.Carlos Frederico Lapenda de Aquino
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI.
Curso Bacharelado em Administração (ADG0065) Pratica do 2° Módulo
16/05/2011

RESUMO

O empreendedor tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico das nações. Contudo, desde sua origem no século XVI, o termo empreendedor tempassado por modificações. Este artigo tem como objetivo identificar contribuições para a formação e as modificações nesse termo á luz das mudanças ocorridas ao longo de três paradigmas tecnológicas: revolução industrial, fordismo e tecnologia da informação. O argumento central deste ensaio e que empreendedor refere-se a um termo dinâmico e multifacetado, influenciado por revoluções tecnológicas esociais. Foram identificadas quatro concepções de empreendedor: individual, intra-empreendedor, coletivo e social. Conclui-se que os diferentes empreendedores têm motivações, barreiras e desafios que divergem em características, mas convergem na busca pela construção de um novo empreendedor.

Palavras chaves: Empreendedor tecnológico; Intra-empreendedor; Empreendedor coletivo; Empreendedor social.1 INTRODUÇÃO

O povo brasileiro é empreendedor. Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicado em 2007, o Brasil esta entre os dez países mais empreendedores do mundo, com uma taxa de atividade empreendedora de 12,7%, ou seja, praticamente 13 em cada 100 brasileiros adultos estão envolvidos com alguma atividade empreendedora (GEM, 2007).
Apesar desse movimentorecente no cenário nacional, o termo empreendedor tem origem na palavra francesa entrepreneur, que data do século XIV. As origens historicas de atividades consideradas empreendedoras remetem a Marco Pólo. Segundo Hisrich e Peters (2004), Marco Pólo poderia ser considerado um empreendedor, pois agia como um “intermediário” , assinando contrato com pessoa de recursos para vender suas mercadorias noOriente. Esse contrato referia-se a empréstimo feito por Marco pólo – que assumia os riscos emocionais e físicos da viagem, concedido por um capitalista, que, por sua vez, assumia os riscos de maneira passiva. A ligação do termo empreendedor ao risco desenvolveu-se a parti do século XVII, quando o empreendedor passou a ingressar em um acordo contratual de valor fixo com o governo para desempenhar umserviço ou fornecer produtos predeterminados; assim, o lucro ou prejuízo era do empreendedor (Hisrich; Peters, 2004).
No decorrer dos anos, as revoluções tecnológicas e sociais impactaram também na formação do empreendedor, tornando-se um termo utilizado de maneira ampla, que atualmente abrange desde uma nação individual orientada para o lucro econômico até ações coletivas visando à redução dadesigualdade social.
Este ensaio, portanto, justifica-se pela necessidade de reflexões teórias que sirvam de apoio ao desenvolvimento da ação empreendedora no Brasil. Sendo assim, faz-se necessário uma revisão das principais contribuições teóricas sobre a origem as modificações do significado do termo empreendedor ao longo do tempo ate o contexto atual.
Este artigo tem como objetivo identificarcontribuições para a formação e as modificações no termo empreendedor à luz das mudanças ocorridas por meio de três ações tecnológicas:

• O primeiro é o da revolução industrial britânica, que dominou a economia mundial durante todo o século XIX e foi a base de observação para as primeiras teorias sobre o empreendedor.
• O segundo é o fordismo, que surgiu nos Estados Unidos e difundiu o modelo deorganização da produção dominante na maior parte do século XX – período marcado pelo desenvolvimento das primeiras teorias da administração.
• O terceiro é a tecnologia da informação, centrado nos avanços tecnológicos nas áreas de eletrônica e informática e no impacto destes nas organizações.

O texto esta estruturado em quatro partes, além desta introdução. A primeira abordara a...
tracking img