Empreeendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação e a Revolução do Conhecimento
Como golpe mortal na empregabilidade do pessoal de baixa alfabetização, e de qualificação precária, vieram a Informatização e a Automação, e que desta forma "todo aquele que tivesse uma inteligência para solução de problemas e capacidade inventiva realmente teria algo que valesse a pena comprar" ...
A Revolução do Conhecimento começou no início dos anos1980, com a chegada dos computadores pessoais, a abertura de mercados e a globalização dosnegócios. Agora especialistas consideram que as "redes de computadores", a biotecnologia, a engenharia genética e a descoberta de energias alternativas, podem contribuir com o crescimento do que se chama Revolução do Conhecimento.
Na verdade a sociedade com as "redes de computadores" passa a se denominar asociedade da informação. Esta sociedade é a culminação de diversas ondas evolucionárias:
As Ondas da Evolução
Onda Características Época
1ª Agrícola – Família e Terra há + /- 3000 anos;
2ª Industrial – Capital e (Hardware) Trabalho há + /- 200 anos;
3ª Informática – Idéias e (Software) Criatividade há +/ - 60 anos;
4ª Produtividade – Qualidade (Humanware) Total há +/ - 30 anos;
5ªAmbientalismo dedicado - Meio Ambiente (Environmentware) há +/ - 20 anos;
6ª Intuição – Holismo (Spiritualware) Futuro;
A informação e a Comunicação se intensificam no decorrer destas Ondas, de modo que o trabalhador deve vir a chamar-se de o "Trabalhador do Conhecimento".
Evolução do Trabalhador dentro das ondas deu-se de maneira que "todo aquele que tivesse apenas a Força Bruta para vender, nada tinhaa vender que valesse a pena comprar, pois foram criadas a Máquina a Vapor e o Motor Elétrico. Logo passou a "todo aquele que tivesse apenas uma inteligência adaptada para procedimentos mentais repetitivos, nada tinha a vender que valesse a pena comprar.
Como golpe mortal na empregabilidade do pessoal de baixa alfabetização, e de qualificação precária, vieram a Informatização e a Automação, e quedesta forma "todo aquele que tivesse uma inteligência para solução de problemas e capacidade inventiva realmente teria algo que valesse a pena comprar".
Vem a época da parceria Homem + Inteligência Artificial, muito embora haja contestações sobre a realidade de se colocar a prova a inteligência artificial, a menos como sistemas especialistas mais exóticos do que os embrionários atuais ...
O quese deve fazer a vista de todos nós é que estas ondas reduziram e EXPLORAÇÃO do trabalho em termos de alienação, esgotamentos físicos e mentais da massa trabalhadora, tendo entretanto "forçado" os estados em suas obrigações com educação, aculturação e qualificação da cidadania para o novo trabalho e as novas ondas ... Coisa nunca feita nos momentos mais críticos da industrialização!
Estamos todosperplexos com a velocidade das mudanças, as quais vêm forçando os governos a efetivar o Planejamento do Desenvolvimento Econômico Social inseparável do Educacional. A informação passou a ser matéria prima valiosa na sociedade educada para usá-la de modo proveitoso, incrementando seu domínio e sua difusão.
Mas, um fenômeno vem ocorrendo como contraponto da dita sociedade da informação;
(1) Asempresas não conseguem se definir quanto ao modelo de Sistema de Informações (SI) que lhe será mais útil e produtivo,
(2) Os sistemas concebidos sofrem obsolescência de dois a três anos após implantação, em média,
(3) A tecnologia da informação (TI) pressiona com inovações na infra-estrutura atual do SI, sem contrapartes producentes,
(4) Os softwares com linguagens mais "naturais" vêm demovendo as"velhas sintaxes" e
(5) O Processo de Educação e Treinamento do pessoal não se orienta para o novo paradigma, de Excelência, para as empresas. Na verdade poucas empresas sabem lidar com a Informação, ainda hoje após os anos iniciais de 1980.
Evolução do paradigma – Empresas de Excelência
A. Paradigma ANTIGO e N. Paradigma NOVO
A. Economia de escala base para lógica de aperfeiçoamento e N....
tracking img