Empreededorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O EMPREENDEDORISMO





















O Processo Empreendedor



Introdução

O presente trabalho vem tratar do Processo Empreendedor, o capítulo estudado se divide em 7 itens, sendo que no item 1 aborda a Revolução do Empreendedorismo, suas diversas mudanças e o interesse pelo assunto. Retratando o Empreendedorismo no Brasil e seu crescimento no país vem o item2. Quanto a Análise Histórica do Surgimento do Empreendedorismo, se consolidam no item 3, as Diferenças e Similaridades do Administrador/Empreendedor no item 4. No item 5 é apresentado o Conceito de Empreendedorismo de forma clara e objetiva. O item 6 vem abordar a possibilidade de ensinar ou não o empreendedorismo e finalizando com o Processo Empreendedor atrelado a inovação tecnológica e suasdiferentes fases a seguir, no item 7.




1 - A Revolução do empreendedorismo

Nos últimos séculos, mais precisamente no século XX, o mundo atravessou grandes mudanças. Estas mudanças não foram somente no ponto de vista tecnológico, mas também no âmbito comportamental, com mudanças no meio de se ver e fazer as coisas.

Estas mudanças afetaram diretamente o meio administrativo,substituindo-se o foco do ensino nas universidades e a metodologia de administração das empresas, com o crescimento do empreendedorismo. Isto porque, anteriormente, possuíamos a cultura de empregabilidade, dada a maior oferta de postos de trabalho. Sendo assim, o universitário recém formado procurava as empresas para construir sua carreira, de modo que o curso de administração o preparava neste sentido. Como crescimento do empreendedorismo, as instituições adotaram uma metodologia mais voltada para a criação de novas empresas.

O que se percebe é que o grande propulsor desta nova tendência é o avanço tecnológico e a conseqüente sofisticação dos meios de produção, que reduziram drasticamente o número de postos de trabalho nas organizações, incitando o nascimento de pequenas empresas. Além disso,também colaborou o contexto econômico e social, que possibilitou a um número maior de pessoas o acesso à informação, como por exemplo, a internet.

O interesse pelo empreendorismo também se despertou em governos de diversos países, como Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Israel e França. Órgãos internacionais de caráter econômico, como a OECD e Comissão Européia, além da criação da Easdaq, omercado de ações pan-europeu de empresas de tecnologia e do fato de ter sido destaque recentemente na Conferência Econômica Anual de Davos. A deste século no ponto de vista administrativo e econômico é que o aconteceu nos Estados Unidos, onde as pequenas empresas são o motor da economia. Este progresso relacionado ao empreendorismo despertou interesse de outros países em promover incentivos aospequenos empreendedores.

Conclui-se que o empreendedorismo pode ser o segredo para o crescimento econômico dos países, gerando emprego e renda. Uma vez que a competitividade é cada vez maior e o avanço tecnológico é dinâmico e crescente, a solução para o crescimento se direciona para a atividade empreendedora em todo o mundo.



2 - O Empreendedorismo no Brasil

O Empreendedorismo noBrasil começou a tomar forma em 1990, quando o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criados. A priori não se falava nisso ou mesmo em criação de pequenas empresas. O ambiente político e econômico não eram propícios a essas questões e as informações para tais processos eram escassas.
O SEBRAE veio como um órgãopara dar suporte ao pequeno empresário brasileiro. A empresa Softex foi criada com o intuito de levar empresas de software do país ao mercado externo e foi com os programas criados no âmbito da Softex em todo país que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Algumas ações começaram a apontar para essa direção:
- Os programas Softex e GENESIS (Geração de Novas...
tracking img