Empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de filosofia da educação abordará acerca do conhecimento empírico, um dos níveis do conhecimento. Apresentará conceitos de alguns autores e pensadores, entre eles: Marilena Chauí, Severino, Luckese, Paulo Freire, Aranha, além do conceito de um dicionário de filosofia. Apresentaremos também conceitos pesquisados em outras fontes de forma que fique clara eobjetiva a nossa pesquisa que tem como objetivo falar sobre a origem do conhecimento empírico, a respeito dos principais empiristas que pensaram a cerca desse conhecimento, mostrar como se deu a evolução desse pensamento no decorrer da historia da humanidade, enfatizar seus principais fundamentos, evidenciar a importância que tal conhecimento representou para a sociedade de diversas épocas e para os diasatuais.















2. O QUE É TAL CONHECIMENTO?
2.1 De acordo com o dicionário:
Doutrina ou teoria do conhecimento segundo a qual todo conhecimento humano deriva, direta ou indiretamente, da experiência sensível externa ou interna. Frequentemente fala- se do “empírico” como daquilo que se refere à experiência, às sensações, e às percepções, relativamente aos encadeamentos darazão. O empirismo, sobretudo de Locke, demonstra que não há outra fonte do conhecimento senão a experiência e a sensação. As ideias só nascem de um enfraquecimento da sensação, e não podem ser inatas. Daí o empirismo rejeitar todas as especulações como vãs e impossíveis de circunscrever. Seu grande argumento: “nada se encontra no espírito que não tenha, antes, estado nos sentidos.” “A não ser opróprio espírito”, responde Leibniz.
2.2 De acordo com Marilena Chauí:
O conhecimento empírico, defendido por John Lock, é um dos grandes orientadores da teoria do conhecimento. É aquele conhecimento que se baseia na experiência sensível para se chegar a um conjunto de ideias geradas pela razão e que podem ser comprovadas ou ainda repensadas. “A experiência sensível é responsável pela existênciadas ideias na razão e controla o trabalho da própria razão.” Um exemplo de conhecimento empírico é representado pela física e pela química visto que estes campos de saberes utilizam experiências que dependem dos sentidos humanos para ser concebido conhecimento e para demonstrar a veracidade de suas ideias.
2.3 De acordo com Severino:
Segundo ele, o homem domina o mundo não somente através dasua intuição espontânea, nem tampouco através da leitura imediata que cada um faz da realidade se baseando em suas experiências sensitivas e nem somente através da sua dimensão lógico- racional, mas através dessas três dimensões trabalhando juntas, uma complementando a outra, agindo sobre a realidade atual com base numa construção histórica e coletiva construída pelos sujeitos.


“(...) Pode- sesintetizar essa tomada dos homens sobre o mundo como uma constituição do sentido, a própria base de sua capacidade simbolizadora. Mas essa função simbolizadora não se faz nem pela explicitação de uma intuição imediata de uma essência, nem pela mera transposição da percepção empírica e transitiva dos órgãos dos sentidos, nem pela elaboração de um de um constructo puramente lógico- formal. O que setem, de fato, é uma construção histórica e coletiva do objeto pelos sujeitos.” SEVERINO (2004, p.25)
2.4 De acordo com Luckese:
Empirismo: a valorização dos sentidos como fonte primordial
“A palavra empirismo tem sua origem no grego empeira, que significa experiência sensorial.
O empirismo defende que todas as nossas ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais (visão, audição,tato, paladar, olfato). Em outras palavras, ditas por Locke: nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos.
O filosofo empirista John Locke afirmava também que, ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco, completamente desprovida de ideias. De onde provém, então, o vasto conjunto de ideias que existe na mente humana? A isso, Locke responde com uma só palavra: da experiência, que resulta...
tracking img