Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE ALBUQUERQUE MAIA – CAMEAM
Departamento de Educação – DE
CURSO DE PEDAGOGIA











Aíla Maria de Oliveira Silva

















FICHAMENTO




















Pau dos Ferros
2012



AílaMaria de Oliveira Silva


















FICHAMENTO






























Trabalho apresentado ao Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia”, como requisito avaliativo parcial da disciplina Organização do trabalho acadêmico, ministrada pela professora Esp.FrancicleideCesário de Oliveira Fontes.




























DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício cientifico e artesanato intelectual. Petrópolis RJ: Vozes, 2010.




O projeto de pesquisa como exercício cientifico e artesanato intelectual




“Um projeto de pesquisa constitui a síntese de múltiplos esforços intelectuais. Um projeto é fruto de trabalho vivo dopesquisador. Para isso, ele vai precisar articular informações e conhecimentos disponíveis (um amplo conjunto de saberes e técnicas), usar certas tecnologias (o uso de internet ou de certos programas)”. (p 31)


“Primeiro que o projeto de pesquisa não surge espontaneamente, unicamente pela vasta experiência ou pelo vasto compromisso social de um pesquisador em relação a certa temática. Entretanto se tornanecessário o trabalho sistemático para o domínio de teorias e métodos justamente para que o pesquisador possa ser criador, evitando o fetichismo do método e da técnica.”(p 32)


“Ao construir um projeto, fabricamos também uma ferramenta, um artefato, cuja materialidade não se apresenta somente no número de páginas escritas ou num arquivo de um editor de textos, mas que se concretizará narealização do trabalho investigativo”. (p 32)


“Quando escrevemos um projeto, estamos definido uma cartografia de escolhas para abordar a realidade ( o que pesquisar, como, por que, por quanto etc.) Ao elaborarmos um projeto cientifico estaremos lidando, ao mesmo tempo, com pelo menos três dimensões importantes que estão interligadas”.(p 33)


“A pesquisa cientifica busca ultrapassar o sensocomum, mesmo sem ter a concepção clara disto, tendo como horizontes sua posição social e a mentalidade de um momento histórico concreto”. (p34)


“A pesquisa cientifica busca ultrapassar o senso comum (que por si é uma reconstrução da realidade ) através do método cientifico, o método cientifico permite que a realidade social seja reconstruída enquanto objeto do conhecimento, através de umprocesso de categorização que une dialeticamente o teórico e o empírico”.


“Fazemos um projeto de pesquisa, sobretudo, para esclarecer a nós mesmos qual a questão que estamos propondo investigar, as definições teóricas de suporte e de estratégias de estudo que utilizamos. Redigir seu protocolo de investigação sob a forma de um projeto ajuda a autor a perceber o que ainda precisa estudar definir emesmo refletir para concluí-lo”. (p 35)


“O projeto ajuda também a mapear um caminho a ser seguido durante a investigação. Isso permite ao pesquisador planejar e administrar cada etapa da investigação e os esforços, recursos e empreendimentos que serão necessários. O projeto permite ainda que várias equipes de pesquisa, mesmo situadas em instituições e regiões diferentes, trabalhemintegralmente, seguindo um mesmo protocolo”. (p 35)


.................................................................................................................................................


“O projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, responder: O que pesquisar? Para que pesquisar? Porque pesquisar? Com que recursos? Apartir de quais fontes?” (p 39)


“O tema de uma pesquisa indica a...
tracking img