Emile durkhein resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Émile Durkheim nasceu em 1858 em Epinal, no noroeste da França e faleceu em Paris, no ano de 1917. É considerado um dos pais da Sociologia moderna e o fundador da escola francesa influenciandogerações de políticos pesquisadores e educadores através dos pressupostos da Pedagogia tradicional e de seus princípios nas técnicas da produção em massa.
Para Durkheim a consciência coletiva diria respeitoaos valores daquele grupo em que se estaria inserido enquanto indivíduo, e seria transmitida pela vida social, de geração em geração por meio da educação, sendo decisiva para nossa vida social.
"Aeducação é um processo pelo qual passam as crianças a fim de serem moldadas para viver em sociedade.Além disso,a educação teria duas finalidades na socialização:homogeneizar ou diferenciar as pessoas".(Durkheim)
Na construção de sua teoria, Durkheim também demonstrou como seriam as características gerais das sociedades de solidariedade do tipo orgânica. Para tanto, seria necessário compreendermosantes de tudo a ideia de divisão do trabalho social. Ao passo que o capitalismo se desenvolve e a produção em larga escala começa, os meios de produção foram se ampliando e requerendo cada vez maisfunções especializadas. Além disso, e mais importante, as relações interpessoais necessárias à vida conforme aumentavam. Ampliava-se, dessa forma, a divisão do trabalho social, consequência dodesenvolvimento capitalista, o que daria condições para o surgimento das sociedades com solidariedade do tipo orgânica.
"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação peloindivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é umproduto dela" (Durkheim)
Segundo Durkhein, a escola deveria preparar os jovens,por meio dos preceitos básicos,para a convivência na sociedade.Atualmente, apresenta-se com esse intuito,porém,formando-os...
tracking img