Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: sobre o livro o que é comunicação

Citações:
Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais crítica e exigente em relação ao quedeveria ser comunicação em sua sociedade. Além disso, a compreensão do fascinante processo da comunicação pode induzir alguns a gozar mais das infinitas possibilidades, gratuitas e abertas, deste domque temos de nos comunicar uns com os outros ”p.10”.
A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação é uma coisa só. Não poderia existircomunicação sem sociedade nem sociedade sem comunicação” p.16 e 17”
A comunicação confunde-se com a própria vida. Somente percebemos a sua essencial importância quando por um acidente ou doença,perdemos a capacidade de nos comunicar. A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social “p.19”.
Parece haver poucas dúvidas de que a primeira forma organizada de comunicação humanafoi a linguagem oral. A linguagem oral, entretanto, sofre de duas limitações: a falta de permanência e a falta de alcance. Daí o fato de que os homens tenham apelado a modo de fixar seus signos e amodos de transmiti-los a distância. O homem utilizou primeiro o desenho e mais tarde a linguagem escrita. A linguagem escrita surgiu por volta do século “p.25 e 26”.
O domínio das ondaseletromagnéticas pelo o homem reduziu o tamanho do mundo e o transformou numa "aldeia global” se alguns anos atrás uma notícia precisava 4 meses para chegar da Europa á América do Sul, hoje não demora mais quesegundos “p.30”.
Para construir a infraestrutura física necessária á transmissão de mensagens, criaram-se empresas fabricantes de aparelhos emissores, transmissores e receptores, assim como desatélites e outros materiais “p.32”.
E assim se desenvolveu a grande árvore da comunicação. Começou com grunhidos e os gestos dos poucos homens recém-emergidos da animalidade original, evoluíram e se...
tracking img