Emfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I SIMPÓSIO BRASILIENSE DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Brasília, 22 a 24 de abril de 2009.

INTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDAR: OBSERVAÇÃO, INTERAÇÃO E MENSURAÇÃO

Maria Márcia Bachion1

Considerações iniciais Pretende-se aqui apresentar algumas idéias para os profissionais de modo a suscitar reflexões sobre a utilização de instrumentos básicos no processo de cuidar, utilizando oprocesso de enfermagem. Estamos longe de pretender elaborar um tratado sobre cada um deles. O processo de enfermagem pode ser concebido como a expressão do método clínico no âmbito da Enfermagem. As etapas de identificação de informações relevantes, raciocínio e julgamento clínico no diagnóstico e nas intervenções, assim como a predição de resultados são expressas com as denominações de coleta dedados (ou investigação inicial ou histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. Cada uma destas etapas, por sua vez pode ser concebida como um conjunto de operações, dinâmicas e inter-relacionadas, que ocorrem mais ou menos simultaneamente. Após alguns instantes do início de uma fase já dispara na mente do profissional afase seguinte, de modo que após algum tempo, as cinco etapas estão ocorrendo, ao mesmo tempo, no plano mental do profissional. Apesar de correr o risco de simplificar demasiadamente este fenômeno, que é tão complexo, acreditamos que a figura 1 pode representar estes aspectos.

1

Doutora em Enfermagem, Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Coordenadorada Comissão Permanente de Prática Profissional da ABEn-Na. Membro da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem da ABEn-Na.

1

I SIMPÓSIO BRASILIENSE DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Brasília, 22 a 24 de abril de 2009.

Coleta de dados Diagnóstico de Enfermagem Planejamento da Assistência Implementação Avaliação

Figura 1: A dinamicidade das etapas doProcesso de Enfermagem. Observe que os retângulos apresentam a linha de início mais próxima, à esquerda e a linha de término mais distante à direita. Esta assimetria representa que momentos após o início da coleta de dados, iniciam o raciocínio e o julgamento clínico para identificação dos diagnósticos e decisão de intervenções. Enquanto completa estas operações o enfermeiro pode iniciar a implementaçãodestas decisões e avaliar o resultado das mesmas. Para executar esta metodologia de organização das ações de enfermagem no cuidado direto ao cliente, são necessários habilidades cognitivas, interpessoais e psicomotoras, além de instrumentos básicos, que, por sua vez, também são utilizados de forma integrada e simultânea. Os instrumentos à que nos referimos são: observação, interação e mensuração.Na tentativa de favorecer a visualização da representação da relação entre estes instrumentos, apresentamos a figura 2. Quando falarmos de cada um deles, é preciso, então, considerar que se trata de construtos diferentes, porém, intimamente relacionados. A separação em tópicos tem meramente finalidades didáticas. Vamos, então, abordar cada um deles, de modo detalhado.

2

I SIMPÓSIOBRASILIENSE DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Brasília, 22 a 24 de abril de 2009.

OBSERVAÇÃO

MENSURAÇÃO

INTERAÇÃO

Figura 2: A relação entre observação, interação e mensuração na aplicação do processo de enfermagem.

Observação

A observação pode ser descrita como o uso atentivo dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) para apreender características ou informações,de um evento, fenômeno, ou estrutura do corpo examinada. Os sentidos são utilizados de forma integrada, de modo que a informação captada por um deles interfere na informação captada por outro. Isto pode ter como resultado a sinergia ou discrepância. A sinergia implica num resultado melhor do que se os sentidos fossem empregados separadamente. Por outro lado, ao serem utilizados de forma não...
tracking img