Ementa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO

Administrar recursos cada vez mais escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.

O espectro de recursos administráveis é bem amplo, podendoser desdobrada em uma infinidades de disciplinas, cada uma delas com características peculiares, necessitando de profissionais especialmente formados e treinados para tal.
Portanto, administrar recursos, por analogia, podemos dizer que significa administrar riquezas. A riqueza de um país é mensurada por seu produto nacional bruto, que é o resultado dos bens e serviços produzidos pelo paísdurante um determinado período de tempo.

BENS – por transmitirem a idéia de que são capazes de gerar produtos e serviços e portanto, produzir riquezas, os bens são muitas vezes considerados como sinônimos de recursos, são objetos físicos, tangível, isto é, algo que se pode tocar, sentir e ver.

SERVIÇOS – constituem o desempenho de algumas funções úteis, tais como serviços bancários,médicos, restaurantes, lojas de roupas ou serviço social, etc.

Mas qual a fonte de riqueza? De onde ela provém? Embora um país possa ter recursos naturais abundantes em sua economia, como reservas minerais, terras de fazendas e florestas, estas são apenas fontes de recursos potenciais, a riqueza para ser gerada necessita de uma função de produção para transformar tais recursos em produtosúteis. A produção ocorre em todos os tipos de transformação – extração de madeira, pesca e a utilização desses recursos para fabricarem produtos úteis.

Estes são apenas alguns dos diversos estágios entre a extração do recurso natural e a feitura do produto de consumo final. A cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta-se valor, criando-se desse modo mais riqueza, ao seextrair e vender o minério da terra obtêm-se riqueza com base nesses esforços iniciais, mas aqueles que continuam a transformar a matéria prima obterão riqueza adicional e normalmente em volume muito maior.

Para se obter o máximo valor dos recursos, deve-se projetar processos produtivos que tornem os produtos eficientes ao máximo. Administrar esses processos significa planejar e controlar osrecursos utilizados no processo, capital, trabalho e material. Todos são importantes, mas o melhor modo da administração planejar e controlar é por meio do fluxo de materiais, este fluxo controla o desempenho do processo. Se o material correto, na quantidade exata, não estiver disponível no tempo preciso, o processo não poderá produzir o que deveria, pois o trabalho e maquinário seriam malutilizados, a lucratividade e mesmo a existência da empresa estará seriamente ameaçada.

RECURSOS – Tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riquezas, no sentido econômico do termo. Desta forma os clássicos fatores de produção – capital, terra (natureza) e trabalho – são recursos e como tal devem ser administrados. Assim, um item de estoque é um recurso, pois, se agregado a um produtoem processo, irá se constituir em um produto acabado, que deverá ser vendido por um preço superior ao somatório de todos os custos incorridos em sua fabricação. Também um edifício que abriga as instalações da empresa é um recurso, já que é essencial a seu funcionamento. Podemos definir recursos, como o meio pelo qual a empresa realiza as suas operações. Os principais recursos de uma empresasão: Recursos Materiais, Recursos Patrimoniais, Recursos de Capital, Recursos Humanos e Recursos Tecnológicos.
[pic]

RECURSOS MATERIAIS – Englobam a seqüência de operações que tem o seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, seu recebimento, em seu transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem com produto acabado...
tracking img