Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário
1º Vida e obra de vigotski.
2º Aspectos da teoria marxista.
3º Como vigotski pensa o desenvolvimento e a aprendizagem.
4º Qual a importância da linguagem na obra de vigotski.
Respostas
1ª Lev S. Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrússia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu,de tuberculose, tinha 37 anos. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.
A partir de 1912 cursou estudos universitários de direito, filosofia e história em Moscou. Durante seus estudos secundários euniversitários, Vygotsky adquiriu uma excelente formação na esfera das ciências humanas (línguas e lingüística, estética e literatura, filosofia e história). A poesia, o teatro, a língua, os problemas do signo e do significado, o cinema, os problemas da história e da filosofia, interessaram vivamente a Vygotsky muito antes de começar do interesse pela investigação em psicologia.

2ª Karl Marx nasceuem Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843,mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
Karl Marx (1818-1883) é mais conhecido não como um filósofo, mas como um comunista revolucionário, cujas obras inspiraram a fundação de muitos regimes comunistas no século XX. É difícil pensar emmuitos que tiveram tanta influência na criação do mundo moderno. Treinado como um filósofo, Marx afastou-se da filosofia em sua mid-twenties, para economia e política. No entanto, além de sua obra filosófica abertamente cedo, seus escritos posteriores têm muitos pontos de contacto com os debates filosóficos contemporâneos, especialmente na filosofia da história e as ciências sociais e na filosofiamoral e política. Materialismo histórico - a teoria de Marx da história - é centrado em torno da idéia de que as formas de ascensão e queda da sociedade como eles ainda mais e então impedir o desenvolvimento da força produtiva humana. Marx vê o processo histórico como processo através de uma série necessária de modos de produção, caracterizada pela luta de classes, culminando com o comunismo.Análise econômica de Marx do capitalismo é baseada na sua versão da teoria do valor-trabalho, e inclui a análise do lucro capitalista como a extração de mais-valia do proletariado explorado. A análise da história e da economia se reúne na previsão de Marx sobre a inevitável derrocada econômica do capitalismo, para ser substituído pelo comunismo. No entanto Marx recusou-se a especular em detalhes sobrea natureza do comunismo, argumentando que iria surgir através de processos históricos, e não foi a realização de um ideal pré-determinado moral.
Marx e os marxistas centraram as suas pesquisas teóricas e empíricas nos sistemas capitalistas, sua emergência e transformação.
Sociedade: estrutura composta por partes interdependentes e contraditórias, em constante movimento e transformação.Caracterizada por classes diametralmente opostas: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (só possuem a sua própria força de trabalho).
Classes sociais: tem origem nas relações de produção e na oposição dialética que as caracterizam. São grupos de pessoas que se caracterizam por objetivos diferentes: uns são donos do capital e outros da força de trabalho. “A classe a que pertencemos...
tracking img