Emendas constituciionais 20/98 27/2000 e suas contribuiçoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social







Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I



















Anhanguera- Facnet – Pólo de Taguatinga
Tutor Presencial: Joana Calistro
Integrantes: Gisele dos Santos Pereira – RA: 3300494282
Jaqueline de Alencar Araújo de Oliveira – RA:3316507313
Kamila A. Rondelli da Costa –RA:3329538791
Thatyane Barros Coelho – RA: 3342561514
Vânia Maria Brito – RA:3303506340






Desafio de Aprendizagem

Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I


Etapa nº1: Faça uma pesquisa sobre o surgimento do Serviço Social na América Latina, procurando pesquisar principalmente quais foram as condições da suaimplantação.

O Serviço Social surgiu com as diferenças de classes sociais, as pessoas livres e os escravos, os senhores e os servos e assim por diante.  E por razão destas dificuldades o serviço social foi aparecendo nos países da Europa com a participação das igrejas.
Nos países da America Latina, o Serviço Social teve destaque no Chile pelas idéias de libertação das teorias estrangeiras e issoocorreu quase na mesma época do Brasil que foi em 1930 quando surgiu o processo de industrialização e urbanização.
 Os pioneiros do serviço social estavam ligados em ajudar as pessoas na melhoria de vida de cada um dando orientações e assistências às pessoas e  aos grupos cristãos (católicos ou protestantes). A igreja foi um dos fatores importantíssimo na vida de muitas pessoas que passavam pordificuldade financeiras e psicológicas pois, houve uma revolução de classes sociais.
 No decorrer das décadas de 50 e 60, o assistente social foi preparado como mão-de-obra capaz de colocar em prática os programas sociais ajudando nos problemas individuais, grupais e comunitários pois a sociedade estava em crise.
 Apesar de muitos trabalhos realizados na busca da igualdade  na  sociedade o ServiçoSocial  até nos dias de hoje sofre um grande desvalorização. Mais mesmo assim ela vem lutando para o benefício de uma sociedade mais justa, pois é ela que vai melhorar a vida dos mais necessitados.


Etapa nº2: Faça uma pesquisa procurando entender o processo de desenvolvimento do Serviço Social no mundo.
Para auxiliar essa etapa, leia o texto: “O Serviço Social na sociedade capitalista: odebate entre as perspectivas conservadoras e históricas crítica” de Valéria Coelho de Omena.
Disponível em:HTTP://PT.scribd.com/doc/14987845/O-SERVICO-SOCIAL-NA-SOCIEDADE-CAPITALISTAO-DEBATE

Conforme Iamamoto & Carvalho (1989, p.77)
“A questão social não e senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade,exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.”
Ou seja, entende-se por “questão social”, o embate político entre as classes fundamentais - burguesia e proletariado num dado período da historia – século XIX. Este embate ocorre quando a classe trabalhadora, ciente que sua miséria crescia proporcionalmente a riqueza e abundancia dos detentores dos meios de produção,reconhece-se enquanto classe se põe como ator na arena política, exigindo um novo rumo para sua vida, revelando-se, desta forma, não somente como “classe em si”, mas como “classe para si”.
Vale ressaltar que o próprio termo “questão social” e uma expressão que, quando tomada historicamente pela burguesia, passa a subsumir o caráter político da luta dos trabalhadores por melhores condições de vida etrabalho. “Conforme Iamamoto & Carvalho.
Essas transformações vêm influenciando o serviço social na medida em que ela vem fazendo uma contra-reformas do Estado latino-americano, reduzindo os direitos sociais e a qualidade da prestação dos serviços sociais. E como o assistente social e um profissional que trabalha a partir da questão social, com os direitos sociais e os meios de acessá-los,...
tracking img