Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD
DISCIPLINA: HISTÓRIA POLÍTICA E EDUCACIONAL BRASILEIRA
PROFESSORA: Dra. FRANCIMAR CARVALHO
TUTOR A DISTÂNCIA: DAVID GONÇALVES
TUTORA PRESENCIAL: MARIA LUCIMAR DO NASCIMENTO ALVARENGA

RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GRAJAÚ - MA

COMPONENTES:
EMANUELLA CÍNTHIA MONTE SAMPAIO
FERNANDA PEREIRA DE MORAISMARIA TACIANY DANTAS RODRIGUES
MAYKON LIMA DE SIQUEIRA

GRAJAÚ – MA
JUNHO/2012
AGRADECIMENTO
Agradecemos em primeiro lugar a Deus, a professora e tutora Maria Lucimar do Nascimento Alvarenga pelo apoio e encorajamento contínuos na pesquisa, a professora da disciplina de História e Política Educacional Brasileira Dra. Francimar Carvalho, pelos conhecimentos transmitidos, o que facilitoucom sucesso a conclusão do trabalho.

SUMÁRIO
1. Introdução............................................................................................................. 04
2. Reconstrução da História da Educação em Grajaú-MA............................... 05/06/07
3. Considerações Finais......................................................................................... 07/08
4.Referências........................................................................................................... 09

4
1. INTRODUÇÃO

Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e iníciodos anos 1980.
Durante o desenvolvimento do trabalho sobre a Reconstrução da História da Educação do município de Grajaú – MA, explicitamos os seus pontos positivos e negativos, que cooperaram para representar a atualidade da educação no município.
A educação passou por várias alterações, começando assim, pela educação infantil que nos anos 90 as crianças só aprendiam através do método dacoordenação motora, o que dificultava o seu acesso ao ensino fundamental, pois, não possuíam instruções educacionais adequadas, sendo que, hoje ainda existem situações como estas acontecendo dentro do município.

Quando o Brasil será uma nação desenvolvida? A partir do momento que a educação for vista como condição essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem “Ação” não haverá mudanças nasestruturas sociais, econômicas e culturais do nosso país.
(Helerson Oliveira).

Portanto, o município de Grajaú – MA, obteve um enorme sucesso em relação ao Ensino Superior, a cidade dispõe das seguintes universidades: UFMA (Universidade Federal do Maranhão), UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), IFMA (Instituto Federal do Maranhão), UNIDERP e UNINTER, com diversos cursos de modalidadepresencial ou à distância, e não podemos deixar de ressaltar que o sucesso do ensino superior deve-se à qualificação do professor que cresce periodicamente dentro do município, resultados alcançados pela grande demanda de jovens e adultos matriculados nos centros universitários da cidade. Porém, com todos esses resultados satisfatórios para nossa cidade, infelizmente ainda existem imperfeições queprecisam ser aperfeiçoadas.

5
2. RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GRAJAÚ-MA
O trabalho sobre a Reconstrução da história da educação do município de Grajaú – MA, foi desencadeado através de pesquisa documental e eletrônica, onde relatam a história da Educação em Grajaú – MA, que desde o século XIX vem sofrendo grandes mudanças.
Em 1928, foi fundada a Escola Urbano Santos pertencente àrede estadual, dirigida pela professora Zeile Ferraz, considera umas das mais antigas escolas do município de Grajaú – MA. Em março de 1950, teve destaque o Ginásio Gomes de Sousa, fundado pelos Capuchinhos da Prelazia de São José, possuía o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, sendo o seu primeiro diretor Frei Estevão Maria de Fortaleza, que depois foi substituído por Frei Benjamim de Borno,...
tracking img