Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embriologia do Sistema nervo central e Periférico
O Sistema Nervoso origina-se da placa neural. A notocorda e o mesoderma paraxial induzem o ectoderma sobrejacente a se diferenciar na placaneural. A formação das pregas neurais, do tubo neural e da crista neural acontece apartir da placa neural. A formação da placa neural e do tubo neural, a neurulação, começa durante o início da quartasemana. A fusão das pregas neurais avança em direção cefálica e caudal até que somente pequenas áreas permaneçam abertas em ambas as extremidades.
A porção do tubo neural caudal ao quarto par desomitos dá origem á medula espinhal. As paredes laterais do tubo neural se esperam reduzindo gradualmente o tamanho do canal até um diminuto canal central. A parede do tubo neural é composta por um espessoneuroepitélio pseudoestratificado colunar. Essas células neuepitéliais constituem a zona ventricular, que dá origem a todos os neurônios e células macrogliais na medula espinhal, estas células sãopequenas derivadas das células mesenquimais, invadindo o Sistema Nervoso central (SNC), no período fetal, depois de os vasos sanguíneos já terem penetrado. Possuem a zona marginal composta pelasexternas das células neuroepiteliais e a zona intermediária entre as zonas ventricular e a marginal.
As células de sustentação primordiais do SNC os glioblastos diferenciam-se das célulasneuroepiteliais, principalmente depois que cessa a formação dos neuroblastos. A medula espinhal no recém- nascido termina no nível da segunda ou terceira vértebra lombar. No adulto, a medula espinhal geralmentetermina na borda inferior da primeira vértebra lombar.
A maioria das anomalias congênitas da medula espinhal resulta de defeitos no fechamento do tubo neural durante a quarta semana dodesenvolvimento. Estes defeitos do tubo neural afetam os tecidos sobrepostos á medula espinhal: meninges, arcos vertebrais, músculos e pele. Anomalias envolvendo os arcos vertebrais são denominadas espinha bífida....
tracking img