Embraer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História:

Em 1965, o restaurante SUBWAY foi fundado por um estudante, recém formado no ensino médio, de 17 anos, Fred DeLuca, junto com um amigo da família, Dr. Peter Buck. O primeiro restaurante inaugurado em Bridgeport, Connecticut, EUA, em 1965 e foi chamado Pete’s Super Submarines.

A primeira franquia da rede foi aberta em 1974 na cidade de Wallingford localizada no estado deConnecticut. Nos anos seguintes a rede viveu um forte período de expansão, com a inauguração do primeiro restaurante fora do estado de Connecticut. A unidade foi aberta em Massachusetts, no ano de 1975. No ano seguinte a rede expandiu para o estado da Flórida, com um restaurante localizado em Fort Lauderdale.

Em 1984 abriu sua primeira franquia internacional, no Oriente Médio (Bahrain), em 1985 emPorto Rico e não parou mais! Hoje possui 38.025 restaurantes em 98 países.


Restaurante SUBWAY® no Brasil

A Subway iniciou a operação no Brasil no ano de 1993, neste período as lojas instaladas eram grandes e em bairros nobres, os custos da operação muito altos e um baixo reconhecimento da marca inviabilizaram alguns restaurantes. Por conta de diversos contra tempos a Subway passou por umperíodo de adaptação onde tentava entender o mercado brasileiro.

Em 2003, após a solução dos problemas pendentes, havia novamente um momento propício para a Subway definitivamente se consolidar no mercado nacional, e com fôlego renovado retoma a sua trajetória de crescimento. Concentrando-se na operação, e cuidando para que fosse feito o que havia dado certo em lugares tão diferentes do mundo,como Bahrain, a primeira franquia internacional, Nova Zelândia, China e Trinidad Tobago entre tanta outras. Independentemente da cultura e costumes locais, a Subway criou uma rede com padrões e procedimentos internacionais, ou seja, o sanduíche que se come no Brasil pode ser encontrado na Islândia por exemplo.

Para se ter uma noção da seriedade e das intenções da Subway por aqui, o Brasil hoje jáé o 7º. maior mercado mundial da empresa, dentre os 92 países está atrás somente de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Alemanha e México. E no número de sanduíches vendidos em cada restaurante se encontra semanalmente entre os 3 maiores do mundo junto com Nova Zelândia e Singapura. A Subway veio para ficar, e veio definitivamente. Com o objetivo de se tornar a maior rede de fast fooddo Brasil até 2015, e antes mesmo disso ajudar a Subway a se tornar a maior rede de fast food do mundo.

Tendo em vista este enorme sucesso internacionalmente foi adotado o modelo de negócios que é encontrado na maioria dos países onde a Subway está presente. Concentrado na figura dos agentes de desenvolvimento que, além de serem obrigatoriamente franqueados, atuam como profissionaisresponsáveis pela expansão da marca em determinada região do país (divisão por território geográfico). Fazem prospecções de novos franqueados, dão total suporte na escolha do ponto, auxiliam na negociação com parceiros e fornecedores, treinam funcionários, auxiliam na gestão de custos da operação etc. Associado a isso, o padrão das lojas foi dimensionado de acordo com o modelo internacional, cujas dimensõesfísicas são reduzidas, bem como em processos de logística, distribuição e gestão de operações. A simplificação do gerenciamento, através de relatórios gerenciais semanais faz com que o franqueado consiga ver exatamente como a sua loja está se comportando. Comparando com os outros, seja da sua região ou do país inteiro, o franqueado pode aprimorar mais ainda a sua operação identificando onde estão osgargalos na sua operação.

A matriz que fica em Milford, Conn. promoveu ainda, em 2008, a instalação de um escritório regional no Brasil, que responde ao escritório de Miami, responsável pela operação em toda América Latina e Caribe. O escritório em Curitiba, conta com 2 coordenadores de franquia, 1 auditor, 1 treinador e um 1 gerente geral. Em São Paulo estão alocados os gerentes de compra...
tracking img