Embolia pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Embolia Pulmonar

O que é?

Embolia pulmonar é o bloqueio da artéria pulmonar ou um de seus ramos, ou seja, a presença de êmbolos nos vasos pulmonares. Os êmbolos nesses casos correspondem emgeral a fragmentos de trombos (coágulos) que se formaram nos membros inferiores. Pode criar um enfarte hemorrágico pulmonar levando à morte.

Patofisiologia da doença:
Por exemplo, se um êmbolo seforma em uma veia da perna e se solta do seu local de origem, o fluxo do sangue o transportará. Ele sairá da veia original e subirá progressivamente até atingir a veia cava inferior. Seguirá então pordentro do coração, através do ventrículo direito. Daí passará para artéria pulmonar, as artérias pulmonares, direita ou esquerda e a seus ramos progressivamente menos espessos. Quando atingir um ramomais estreito que seu tamanho, o coágulo ali pára, interrompendo a circulação local. Os êmbolos podem ser coágulos sanguíneos, bolhas de gás ou gordura, entre outras possibilidades.

Causas:
O tipomais frequente de êmbolo é um trombo que se formou habitualmente numa veia da perna. Os coágulos tendem a formar-se quando o sangue circula lentamente ou não circula de todo. Isto pode ocorrer nasveias das pernas de alguém que permanece na mesma posição durante muito tempo, podendo desprender-se o coágulo quando a pessoa começa a mover-se novamente. No entanto, uma vez que o coágulo formado numaveia se liberta e passa para a corrente sanguínea, é habitual que se desloque para os pulmões.
Quando se fractura um osso, pode formar-se outro tipo de êmbolos a partir da gordura que sai da medulaóssea e passa para o sangue. Também pode formar-se um êmbolo de líquido amniótico durante o parto. No entanto, os êmbolos gordos e os de líquido amniótico são formas raras de embolia e, no caso de seformarem, alojam-se nos pequenos vasos como as arteríolas e os capilares do pulmão.

Sintomas:
É possível que os pequenos êmbolos não causem sintomas, mas a maioria provoca dispneia (sintoma no...
tracking img