Embalagens de refrigerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
FAI – FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

DOUTOR PROFESSOR VITÓRIO JÚNIOR

CARACTERISTICAS DE EMBALAGENS DE REFRIGERANTES

1.INTRODUÇÃO

Segundo a ABrE (associação brasileira de embalagens), embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de umproduto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento. Outras funções da embalagem são: proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc. e fazer promoção do produto através de gráficos. É o contendor de um produto material, para configurar como embalagem tem que ter um produto dentro.

Vivemos em um mundode produtos embalados. Praticamente, todos os produtos vendidos são embalados, seja na sua forma final, seja nas fases intermediárias de fabricação e transporte.

Nossa economia tem uma estrutura muito complexa, e a importância da embalagem dentro desse sistema está se tornando cada vez mais significativa. Ela contribui tanto para a diminuição das perdas de produtos primários, quanto para apreservação do padrão de vida do homem moderno.

As embalagens apresentam uma ampla variedade de formas, modelos e materiais e fazem parte de nossa vida diária de diversas maneiras, algumas reconhecidas facilmente, outras de influência bem sutil, todas, porém, proporcionando benefícios que justificam a sua existência. O produto e a embalagem estão tão inter-relacionados que não podem serconsiderados um sem o outro. O produto não pode ser planejado separado da embalagem, que por sua vez, deve ser definida com base na engenharia, marketing, comunicação, legislação, economia e inovação.

Aprimoramentos na conveniência de uso, aparência, possibilidade de reaproveitamento, volume, peso, portabilidade, características de novos materiais são itens que promovem a modificação da embalagem deforma a adequá-la ao processamento moderno, reciclagem de lixo e estilo de vida. E mais, para alguns produtos, design, a forma e a função da embalagem podem ser quase tão importantes quanto seu conteúdo. Os padrões gráficos numa embalagem moldam a personalidade dos produtos, principalmente aqueles de distribuição em massa exibidos nas prateleiras, os quais freqüentemente enviam mais mensagens do quealgumas exposições publicitárias. Esta é uma razão pela qual é importante dar tanta atenção à embalagem quanto ao produto. A embalagem faz a propaganda.

Dessa maneira, elas devem enviar uma mensagem clara, facilmente reprodutível na mídia visual. Sua linguagem de marca deve ser foneticamente fácil de pronunciar de boca a boca, assim como na mídia de áudio. Dos cerca de 10 mil produtos expostosnas prateleiras dos supermercados, estima-se que apenas 5% possuam propaganda massiva na mídia. Daí a necessidade dos atrativos visuais da embalagem, a qual acaba tornando-se uma espécie de "vendedor silencioso". Percebe-se, portanto, a importância da embalagem no mercado consumidor. A globalização mercadológica promove uma oferta cada vez maior de produtos, na mesma proporção da exigência daqualidade.

A indústria de embalagens, por sua vez, não é exceção, ou seja, à medida que aumentam as exigências de qualidade de produtos, cresce igualmente a necessidade de fazer embalagens mais adequadas, convenientes e competitivas.

Assim, este trabalho tem a intenção de mostrar os diversos modos em que as bebidas carbonatada (refrigerantes) podem ser envasadas, mostrando-nos alguns pontos devistas.

2. MATÉRIAS-PRIMAS

A primeira matéria-prima usada em maior escala para a produção de embalagens foi o vidro. Por volta do primeiro século depois de Cristo, os artesãos sírios descobriram que o vidro fundido poderia ser soprado para produzir utensílios de diversos formatos, tamanhos e espessuras. Essa técnica permitia a produção em massa de recipientes de vários formatos e tamanhos....
tracking img