Embalagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Embalagem na Logística
1.1 Introdução As embalagens são invólucros, recipientes ou qualquer forma de acondicionamento removível, ou não, destinados a cobrir, empacotar, envasar, proteger, manter os produtos, ou facilitar a sua comercialização.
O produto recebe, inicialmente, uma embalagem de contenção, e posteriormente, uma embalagem de apresentação, com a qual se apresenta noponto-de-venda. Essa embalagem de apresentação, agregada em múltiplos, compõe a embalagem de comercialização (Figura 1.1).

A Embalagem na Logística
As embalagens de comercialização, por sua vez, podem ser agregadas em um múltiplo para formar a Unimov (Unidade de Movimentação), que é o módulo de movimentação, ou embalagem de movimentação. A Unimov deverá ser projetada de acordo com a capacidade da embalagemou do produto de suportar peso, o tipo de empilhamento interno e externo, o formato do palete ou do contentor, ajustada às dimensões do transporte, das prateleiras de armazenamento, das gôndolas do ponto-de-venda, entre outros requisitos. A Unimov (Figura 1.2) tem a peculiaridade de poder ser arranjada em três caixas na largura e quatro caixas na profundidade do palete e com um empilhamentointerno de 1+ 2 ou seja, as caixas de baixo deverão suportar o peso de duas caixas e, para tanto, ou o produto suporta a carga ou as embalagens assumem esse papel e devem ser dimensionadas para tal.

A Embalagem na Logística
Na Figura 1.2temos uma Unimov projetada como o múltiplo das dimensões das caixas e das medidas do estrado ou palete. Ou as caixas foram definidas como submúltiplo das medidasdo estrado, ou os estrados tiveram as suas medidas definidas como um múltiplo das medidas das caixas.

A Embalagem na Logística
A embalagem de apresentação poderá não existir e ser substituída por rótulos atrativos aplicados diretamente na embalagem de contenção. Essa providência reduz os custos e poderá atender a parte mercadológica, mas necessita de certos arranjos para se garantir aintegridade da embalagem de contenção. Como exemplo, podemos citar as saliências nos frascos para impedir que o atrito estrague os rótulos durante o transporte (Figura 1.3).

A Embalagem na Logística
Na unidade de movimentação (Figura 1.4), foram ajustados seis frascos tanto na largura como na profundidade, o que resulta na necessidade de um palete quadrado. Dessa maneira, a embalagem de apresentaçãofoi dispensada, restando a preocupação com as providências para que os rótulos não se estraguem pelo roçamento. O empilhamento foi obtido pela colocação de um separador de fibra e com o cintamento de camada a camada. Nos casos em que a comercialização pode ser feita em Unimov, não haverá a necessidade de uma área muito complexa de separação de pedidos em uma fase anterior à expedição de produtosacabados.

A Embalagem na Logística
1.2 A Estrutura Logística
A estrutura logística poderá ser definida pela agregação de todos os custos logísticos industriais associados à área, acrescidos da despesa logística que é levada em conta no resultado da empresa. Essas despesas consistem principalmente em despesa de transporte, que varia de acordo com o volume de receita auferida em cada período.Ao introduzirmos um Departamento Logístico em uma empresa, deparamos com uma situação inicial de apuração de valores, que deverá ser resolvida para facilitar a análise dos números.

A Embalagem na Logística
1.2 A Estrutura Logística
Essa dificuldade apresenta-se principalmente nos seguintes pontos:

Os custos – Existem dispêndios logísticos inseridos na fábrica e
considerados como custo daprodução pelo rateio dos custos contabilizados nas áreas de serviços logísticos aos departamentos de conformação, produção e de montagem, no sistema de custeio por absorção.

As despesas – Existem dispêndios logísticos que são despesas de
comercialização, por exemplo, despesas de transporte, as quais, por serem despesas, são mensalmente debitadas no demonstrativo de resultado, não sendo...
tracking img