Embalagem em polipropileno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Embalagem para alimentos de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária –ANVISA, é o invólucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento removível ou não, destinada a cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou não, materias primas, produtos semiabertos ou produtos acabados.
De acordo com a filosofia de marketing, a embalagem tem porfinalidade, “vender o que protege e proteger o que vende” ou “a embalagem é a arte, a ciência e a técnica de acondicionar o produto, para que ele seja transportado, vendido e consumido”.
As embalagens são usadas em alimentos para atender as seguintes finalidades:
1) Proteger o alimento contra contaminações ou perdas;
2) Facilitar e assegurar o transporte;
3) Facilitar a distribuição do alimento;
4)Identificar o conteúdo em qualidade e quantidade;
5) Identificar o fabricante e o padrão de qualidade;
6) Atrair a atenção do comprador e induzi-lo para a compra;
7) Instruir o consumidor no uso do produto.
São requisitos de uma embalagem, com maior ou menor importância:
1) Não ser tóxica e ser compatível com o produto;
2) Dar proteção sanitária;
3) Dar proteção contra a passagem deumidade, ar e luz;
4) Ter resistência ao impacto;
5) Ter boa aparência e dar boa impressão;
6) Facilidade de abertura;
7) Limitações de peso, forma, tamanho e transparência;
8) Facilidade de eliminação (problemas de poluição);
9) Baixo preço.

DESENVOLVIMENTO
A constante atualização dos conhecimentos na área de Legislação de Embalagem para Contato Direto com Alimentos é de fundamentalimportância para os profissionais responsáveis pela especificação e uso de embalagem para o acondicionamento de alimentos, sejam eles processados ou "in natura". Estas legislações tratam da adequação dos materiais para contato com alimentos, visando assegurar a saúde do consumidor através do controle da contaminação química de produtos alimentícios, devido à migração de componentes da embalagem.
AResolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária número 105/1999 estabelece os limites de composição e de migração específicos para componentes de embalagens plásticas em contato com alimentos. Esta resolução é destinada a compostos de duas ou mais camadas de materiais, sendo que uma ou mais delas podem não ser exclusivamente de plástico, sempre que a camada que esteja em contato direto com oalimento seja de plástico.
Neste caso, todas as camadas de plástico devem cumprir com os regulamentos técnicos referentes à embalagens e equipamentos plásticos, no que se refere à migração e inclusão de seus componentes nas listas positivas de compostos (resinas, polímeros, aditivos, etc.) com grau de pureza compatível com sua utilização, atendendo ao regulamento técnico correspondente, e cumprindocom as condições, limitações e tolerâncias de uso especificamente indicadas.
1. As listas de compostos (resinas, polímeros, aditivos, etc.) poderão ser modificadas:
a. para a inclusão de novos compostos, quando se demonstre que não representam um risco significativo para a saúde humana, e se justifique a necessidade tecnológica de sua utilização.
b. para a exclusão de componentes, no caso emque novos conhecimentos técnico-científicos indiquem um risco significativo para a saúde humana.
Os critérios e mecanismos para a inclusão e a exclusão de compostos (resinas, polímeros, aditivos, etc.), assim como para a harmonização das listas positivas, estão descritos nos respectivos Apêndices dos Regulamentos Técnicos anexos.
As embalagens e equipamentos plásticos, nas condições previsíveisde uso, não devem ceder aos alimentos substâncias indesejáveis, tóxicas ou contaminantes, que representem um risco à saúde humana, em quantidades superiores aos limites de migração total e específica.
Ainda segundo esta resolução, os limites de migração total previstos para todas as embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos são os seguintes:
---50 mg/kg de simulante, nos...
tracking img