em busca de detalhes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH




Amir Nadur
Marcos Mateus Vasconcelos Garcia




ATIVIDADE SOBRE “TRABALHO”
Teorias Sócio Históricas







Belo Horizonte
2014Na antiguidade, o trabalho quase sempre esteve aliado a uma visão negativa, tarefa de escravos.

As atividades humanas dividiam-se em intelectuais e físicas; os intelectuais, consideradosracionais e livres, em contraste com o trabalho dos escravos, manual e físico.

As tradições judaico cristãs, vem o trabalho como uma tarefa penosa, com o caráter de castigo, assim disse Deus à Adão (deacordo com a bíblia): "comerás o pão com o suor de teu rosto”, no início do cristianismo, o trabalho era visto como uma punição do pecado e como meio de afastar os maus pensamentos gerados pelo ócio.Com a Renascença, o homem passa a ser visto como sujeito ativo e não apenas um mero observador e com o início das relações capitalistas e o desenvolvimento da técnica e da ciência, o homem passa aser encarado sob nova forma.

Pelo trabalho, o homem se torna criador e com a reforma protestante, o conceito de trabalho passa por uma mudança, o ócio passa a ser prejudicial e a ocupação, ummodo de servir à Deus.

Para Marx, a essência do homem está no trabalho, pois trata-se de um ser que produz - o ser humano é aquilo que ele faz - o trabalho é a expressão do homem, a mediação entrehomem e natureza.

Segundo as relações capitalistas, o trabalhador não é proprietário do que produz, assim, passa a ser comandado totalmente de fora; para o filósofo alemão Marcuse, o trabalhodistrai e mantém as pessoas ocupadas e obedientes a um sistema que se reproduz.
O trabalho tem 4 dimensões: modificar a realidade exterior, o compreender como fator de maturidade humana, estabelecerrelações entre os homens e enriquecer o universo com novos valores pois leva a novas dimensões da vida.

Com a revolução industrial, as forças musculares humanas ou animais, são substituídas por novas...
tracking img