Elton mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

George Elton Mayo foi sociólogo, fundador do movimento das relações humanas e da sociologia industrial. Faleceu em 1948. As Relações Humanas só tiveram popularidade nos EUA a partir de1940 e no Brasil somente após 1950.
Enquanto no taylorismo o espírito de equipe foi considerado como uma ajuda válida para a administração, essa administração, por sua vez, foi vista principalmentecomo um processo de controlar e dirigir empregados no seu trabalho.
Através dos estudos de Hawthorne conduzidos nos anos 20 e 30 sob a liderança de Elton Mayo foi identificada a importância dasnecessidades sociais no local de trabalho e a forma como os grupos de trabalho podem satisfazer essas necessidades. A organização informal, baseada nas relações de amizade e interações não planejadas, podeexistir lado a lado com a organização formal concebida nos planos definidos pela administração. O estudo inicial estava mais preocupado em associar a incidência da fadiga e sua relação com ascondições de trabalho. Com o progresso da pesquisa, a perspectiva de abordagem taylorista foi abandonada na medida em que outros aspectos da situação de trabalho como atitudes, preocupações dos empregados efatores do ambiente social externo começaram a aparecer.
O estudo oportunizou toda uma discussão sobre a motivação no trabalho, o que resultou no aparecimento de uma nova teoria apoiada na idéia de queindivíduos e grupos, da mesma forma como os organismos biológicos (organizações vistas como organismos), atuam mais eficazmente somente quando as suas necessidades são satisfeitas.
Tomou corpo aidéia de que os funcionários poderiam envolver-se mais no trabalho e sentirem-se mais úteis e importantes recebendo cargos significativos, bem como autonomia, responsabilidade e reconhecimento. Oenriquecimento do trabalho, combinado com um estilo de liderança mais participativo, democrático e centrado, surge como uma alternativa à orientação excessivamente estreita, desumana e autoritária gerada...
tracking img