Elton mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
George Eltom Mayo
Ele era cientista social, Nasceu em Adelaide, Austrália, 26 de dezembro de 1880 Faleceu em Polesden Lacey, Reino Unido, 7 de setembro de 1949, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto depesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932. Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Elton Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase naspessoas.
O ser humano com sua natureza ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’.(as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros).
Através das experiências coordenadas por Elton Mayo e realizadas a partir de 1927 na fábrica‘’ Western Electric Company’’, que produzia equipamentos telefônicos, foi permitido o delineamento dos princípios básicos da AbordagemHumanista. O comportamento tradicional é visto sob a supervisão de um objetivo social positivo. A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência da ‘’função social’’ do indivíduo. Para Mayo, o conflito é uma chaga social e a cooperação é o bem-estar social, exceto as formas de cooperação apoiadas por meios políticos.
As experiências de Hawthorne levaram àconclusões que colocavam em xeque as formulações da Abordagem Clássica e da Administração Científica, pois derrubavam a preponderância dos fatores fisiológicos sobre os psicológicos. Essas conclusões podem ser resumidas da seguinte forma: é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, não sua capacidade de executar corretamente os movimentos dentro deum tempo pré-determinado; o comportamento do indivíduo se apoia no comportamento do grupo.
Após cinco experiências em Hawthorne, Mayo passa a adotar os seguintes pontos de vista:
* O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; o operário reage como membro de um grupo e não como um indivíduo isolado.
* A organização eficiente é incapaz de elevar a produtividade se as necessidadespsicológicas não forem descobertas, localizadas e satisfeitas.
* As Relações Humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.
Experiência de Hawthorne
A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932, por Elton Mayo e seus colaboradores em uma fábrica de Western Electric Company, tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade noambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com os primeiros resultados, a pesquisa logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários.
A fábrica da Western Eletric Company, já desenvolvia uma política de pessoal voltada para o bem-estar de seus operáriose com a experiência pretendia, não o aumento de produção, mas sim, conhecer melhor seus empregados.
A experiência se desenvolveu em quatro fases, vistas à seguir:
- Primeira fase:
Na 1ª Fase da experiência, pretendia-se verificar o efeito sobre o rendimento dos operários. Para isso, tomou-se dois grupos em salas diferentes, que faziam o mesmo trabalho, em condições idênticas sendo, um grupoexperimental ou de referência, que trabalhava sob a luz variável e o outro grupo, o de controle, que trabalhava sob a mesma iluminação o tempo todo.
Para a surpresa dos pesquisadores, não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis (iluminação e rendimento dos operários), mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico. Baseados em suas suposições pessoais, os operários...
tracking img