Eliaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERATIVIDADE SUAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS
IZOLINA TEIXEIRA[1]



Este estudo objetiva demonstrar que a hiperatividade, denominada na medicina como desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos e que os sintomas decorrentes variam de brandos a graves podendo incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras.

Palavras-chave:Hiperatividade; Impulsividade; Atenção; Aprendizagem.



1 INTRODUÇÃO

O tema hiperatividade prende-se ao fato de que há necessidades latentes em se buscar elementos ou fatos novos suficientes para clarear melhor os problemas de aprendizagem que escolas e os pais vem enfrentando. Os transtornos da hiperatividade têm feito parte da vida humana provavelmente desde sempre nos indivíduos.O quadro clínico caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade mudou de nome muitas vezes nos último cem anos, variando de acordo com as linhas de pesquisa e na medida em que o homem evoluiu, aumentaram-se as necessidades de pesquisa, levando-o a responder a elas de diversas maneiras.

Com a nova lei da inclusão onde ouve a necessidade de incluir em diferentes classes criançascom dificuldades de aprendizagem para que o ensino fosse sistematizado, surgindo aí os testes de inteligência vindos a proporcionar a todos um melhor desempenho de suas habilidades.

Entretanto a escola é um campo minado para os alunos com distúrbios de conduta, pois é na escola que a criança precisa aprender a lidar com as regras, a estrutura e os limites de uma educação organizada, e éimportante que os pais e professores saibam identificá-los como um problema de ordem neurológica e não mais como um defeito de controle moral podendo ser entendidas como perturbações de ordem orgânica, biológica com fundo genético fazendo com que alguns indivíduos tenham menos habilidades que outros.

Os profissionais de educação precisam saber reconhecer os sintomas para distingui-los de outroscomportamentos e dessa maneira prestar ajuda que se faz necessária para que os educandos dentro de suas potencialidades podem e devem desempenhar certas atividades.

Cada vez mais, o sucesso na escola depende da capacidade do aluno de se concentrar durante longos períodos permanecer quietos, fazer atividades propostas e com as intervenções dos profissionais da educação busca-se aumentar a suacompetência, deste modo, habilidade, paciência e tolerância irão permear o desenvolvimento dos problemas emocionais comportamentais a longo prazo, para isso é importante que os professores e demais profissionais da educação entendam a mecânica do sistema educacional e os motivos que levam esses alunos a não corresponder do que se espera deles.

Neste trabalho pretende-se mostrar conceitos básicosda aprendizagem, a preocupação de profissionais e principalmente o embasamento para o trabalho com a criança hiperativa.



2 - ESTUDO TEÓRICO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Considerados como grupo, os portadores de TDAH parecem ter potencial de aprendizagem igual ao das outras crianças, onde as dificuldades desses alunos na aprendizagem estão ligadas a não adaptação da criança com asregras da escola onde a aprendizagem é de forma sistemática decorrentes de vários conceitos de distúrbios onde eles podem ser de origem orgânica (biológica ou neurológica) psicológica, pedagógica, socioeconômica e cognitiva. (SILVA,2003)
Este capítulo vai apresentar alguns conceitos e fatores que dão características a aprendizagem. Será dividido em duas partes: 1. Conceitos básicos deaprendizagem; 2. Distúrbios e causas de dificuldades de aprendizagem.
1. Conceitos básicos de aprendizagem
A aprendizagem faz parte do processo educar. Este processo apresenta alguns conceitos básicos determinantes que são:
1º Elementos fundamentais do processo de aprendizagem: professor, emissor de máquinas de ensinar, transmissores de informações ou agentes do conhecimento:
- O...
tracking img