Elevacao da renda dos agricultores de corumbatai do sul - pr por meio da silvicultura e producao de fitoterapicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEVACAO DA RENDA DOS AGRICULTORES DE CORUMBATAI DO SUL - PR POR MEIO DA SILVICULTURA E PRODUCAO DE FITOTERAPICOS


YABUSHITA, Evandro E. R. – evandroyabushita@hotmail.com
ARAUJO, José Hilton Bernardino – jaraujo@utfpr.edu.br


1 - INTRODUÇÃO
A extensão universitária é definida, no Plano Nacional de Extensão 1991-2001, como “prática acadêmica que interliga aUniversidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da população”. Isso sugere que a formação profissional só será completa com a aplicação do produto da aprendizagem na sociedade e permite supor que a extensão universitária é fundamental para diminuir as desigualdades sociais existentes, por ser uma associação de processo educativo com as ações culturais e científicas aplicadas àrealidade encontrada (RONZELLI, 2003).
O papel dos programas de Extensão Universitária é a formação de um elo que une a universidade com os desafios encontrados nas sociedades atuais, assim podendo desenvolver as pesquisas de uma forma que as aplicações das mesmas sejam postas em praticas mais rapidamente, além de auxiliar a sociedade com problemas encontrados no cotidiano.
Quanto aopapel da Engenharia Ambiental no âmbito dos programas de extensão universitária tem uma grande importância, pois pode auxiliar as pessoas que retiram do campo o sustento de toda a família, ou mesmo com a disseminação da educação ambiental nas escolas. Outra forma de contribuição é o esclarecimento de como se deve utilizar o solo, recuperação de áreas degradadas (RAD’s), as questões sobre a LegislaçãoAmbiental.
Quando se realiza esta troca de informações todas as pessoas se beneficiam, pois a vida dentro de uma universidade é muito diferente da vida encontrada fora dela. Esta troca de conhecimentos é de fundamental importância para a formação profissional dos acadêmicos.
A Universidade Tecnológica federal do Paraná – Campus Campo Mourão (UTFPR – CM) atua em Projetos deExtensão na cidade de Corumbataí do Sul desde 2007 em diversas áreas do conhecimento, como Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Sistemas para Internet, desenvolvendo projetos para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais por intermédio da APROCOR – Associação de Produtores Rurais de Corumbataí do Sul. Alémdisso, os projetos envolvem estudantes de outras faculdades do município, como Fecilcam e CIES, das áreas de Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção Agroindustrial e Biologia.
Esse trabalho tem por objetivo auxiliar os agricultores da Associação de Produtores Rurais de Corumbataí do Sul-PR, na elevação de renda por meio do uso sustentável da Reserva Legal, de Áreas de ProteçãoPermanente (APP’s) e áreas de florestamento, com o plantio de árvores nativas e seu uso racional para a produção de madeira, fitoterápicos, mel e extratos de plantas.


2 - REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 - Localização do Município
O município de Corumbataí do Sul localiza-se na região centro-ocidental do estado do Paraná, a 24°06’04” Latitude Sul e 52°07’11” Longitude Oeste Greenwich(IPARDES, 2008; p.2), situado no Terceiro Planalto a uma Altitude média de 650 metros do nível do mar. Pertence a Micro-Região 12 – COMCAM e a comarca de Campo Mourão, o município de Corumbataí do Sul possui uma área de 169.528 km2 e faz limites com os municípios de Campo Mourão e Barbosa Ferraz (Figura 1).
[pic]
Figura 1 - Localização Geográfica do Município de Corumbataí do Sul –PR.


Segundo o Censo 2000 do IBGE, o município de Corumbataí do Sul possuía uma população de 4.946 habitantes, sendo 1.998 na zona urbana e 2.948 na zona rural, apresentando uma taxa de crescimento anual total de – 4,1%. Em 2007, a contagem do Censo do IBGE registrou uma população de 4.262 habitantes, ou seja, uma redução de 0,68% da população (Tabela 1). O Índice de Desenvolvimento...
tracking img