Análises proctoparasitológicas

290 palavras 2 páginas
ANÁLISES PROCTOPARASITOLÓGICAS
FICHA TÉCNICA DE PARASITAS INTESTINAIS

FICHA TÉCNICA

Nome Popular: Lombriga Branca
Nome Técnico: Oxiurus Enterobius vermiculares
Classificação: Parasita
Agente etiológico: Enterobius Vermicularis
Transmissão:
-Heteroinfecção: quando ovos presentes na poeira ou em alimentos atingem novo hospedeiro (também conhecida como Proinfecção)
-Indireta: quando ovos presentes na poeira ou em alimentos atingem o mesmo hospedeiro que os eliminou. - auto-infecção extena ou direta: a criança (frequentemente) ou adulto (raramente) levam os ovos da região perianal para a boca. É o principal mecanismo responsável pela cronicidade dessa verminose. - auto-infecção interna: parece ser um processo raro no qual as larvas eclodiram ainda dentro do reto e depois migraram até o ceco, tranformando-se em vermes adultos. - retroinfecção: as larvas eclodem na região perianal (externamente), penetram pelo ânus e migram pelo intestino grosso chegando até o ceco, onde se transformam em vermes adultos.
Medidas Profláticas:
Devido ao comportamento especial desse helminto, os métodos prófilaticos recomendados são os seguintes:
- a roupa de dormir e de cama usada pelo hospedeiro não deve ser "sacudida" pela manha e sim enrolada e lavada em água fervente, diariamente.
- tratamento de todas as pessoas parasitadas da família ou três vezes, com intervlo de 20 dias, até que nenhuma pessoa se apresente parasitada.
- corte de unhas, aplicação de pomada mercurial na região perianal ao deitar-se, banho de chuveiro ao levantar-se, e limpeza doméstica com aspirador de pós, são medidas complementares de utilidade.

FOTOS
(ovo) (fase adulta)

FICHA TÉCNICA

NOME POPULAR: Tricuríase
NOME TÉCNICO: Trichuris Trichiura
CLASSIFICAÇÃO:
AGENTE ETIOLÓGICO: Trichuris Trichiura
TRANSMISSÃO: Ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes contendo ovos de parasitas; os ovos são visíveis em amostras de fezes.
MEDIDAS PROFLÁTICAS: * Educação

Relacionados