Eletroquim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercicios para o SITE
1 ano
1 (Unemat 2010) Observe os enunciados abaixo, que foram adaptados do livro Biologia de W. Paulino, 2006.

I. A rêmora (ou peixe-piolho) possui uma ventosa fixadora no alto da cabeça, com a qual se fixa geralmente na região ventral de um tubarão, sendo por ele transportada. Quando o tubarão ataca algum animal, os restos da presa se mantêm flutuando na água e sãoingeridos pela rêmora.

II. Os liquens constituem associação entre certas algas unicelulares e certos fungos. As algas sintetizam matéria orgânica e fornecem aos fungos parte do alimento produzido. Os fungos, por sua vez, retiram água e sais minerais do substrato, fornecendo-lhes as algas.

Esta forma de interdependência fisiológica é tão intensa que a separação das espécies acarretaria umsério desequilíbrio metabólico.

Assinale a alternativa que corresponde respectivamente, aos exemplos de relação ecológica encontrados nos itens I e II.
a) I. Comensalismo e II. Competição.
b) I. Mutualismo e II. Comensalismo.
c) I. Competição e II. Mutualismo.
d) I. Comensalismo e II. Mutualismo.
e) I. Parasitismo e II. Competição.

2. (G1 - IFSP 2011) Os derramamentos depetróleo no mar são causados principalmente por acidentes com navios petroleiros nas plataformas e pela água utilizada na lavagem dos reservatórios do óleo dos navios, que é depois lançada diretamente ao mar. Em abril deste ano, o derramamento de petróleo no Golfo do México foi causado pela explosão e afundamento de uma plataforma na costa da Louisiana e Mississipi, Estados Unidos, mantendo os dutos deexploração abertos com vazamento equivalente a 5000 barris de petróleo por dia.

Sobre este tipo de poluição ambiental foram feitas as seguintes afirmativas.
I. O derramamento de petróleo forma extensas manchas na camada superficial das águas, bloqueando a passagem de luz, o que afeta a realização da fotossíntese pelos organismos autótrofos.
II. A camada de óleo, devido à sua maior densidade,permanece na superfície da água, impedindo as trocas gasosas com a atmosfera.
III. Os peixes são diretamente afetados em acidentes ambientais desse tipo, pois o óleo impregna na superfície do corpo matando o animal por intoxicação, asfixia e por impedir a termorregulação.
IV. As aves marinhas são afetadas pelo derramamento de petróleo na água, pois podem sofrer intoxicação e não conseguem voarquando as penas ficam recobertas de óleo.

É válido o que se afirma em
a) I e IV, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III, e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

3. (G1 - IFSP 2011) Na Natureza existem inúmeros tipos de associações entre os seres vivos de mesma ou de diferentes espécies. Algumas dessas associações beneficiam ao menos um dos indivíduosenvolvidos sem prejuízo ao outro (relações harmônicas), e outras prejudicam um deles (relações desarmônicas).

Uma atenta observação de um campo de pastagem do Brasil permite o reconhecimento de vários tipos de relações entre os seres vivos.

Nos campos de pastagem, há predominância de vegetação rasteira com vários tipos de capim. Nas poucas árvores, os troncos podem ficar recobertos por líquens eplantas epífitas. Algumas árvores são atacadas pela erva-de-passarinho que recobre totalmente a copa. Nos galhos, podem se fixar colmeias ou vespeiros.
Os bois que pastam têm carrapatos presos na pele, além de feridas causadas pelo berne, a larva de uma mosca.
No grande estômago, há um número enorme de bactérias que os auxiliam na digestão.

Adaptado de: JUNIOR, C.S.; SASSON, S.; SANCHES,P.S.B. Ciências – Entendendo a Natureza. São Paulo: Ed. Saraiva, 18ª Ed, 2001, pp. 274-5.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre a relação ecológica dos seres vivos e a sua classificação.

Associação Classificação
a) Líquens (algas e fungos) Harmônica
b) Erva-de-passarinho e copa das árvores Harmônica
c) Abelhas de uma colmeia Desarmônica
d) Bactérias no...
tracking img