Eletropneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO TECNOLÓGICO ESTADUAL PAROBÉ
Escola Técnica Estadual Parobé
Av. Loureiro da Silva nº 945 – Centro – CEP: 90010-420 – Porto Alegre/RS

COMPRESSORES

HENRIQUE DIVERIO TEIXEIRA/ QUARTO MÓDULO.

Porto Alegre, 31 de Maio de 2012.
HENRIQUE DIVERIO TEIXEIRA

COMPRESSORES

Trabalho apresentado ao Professor _________
_____________________________________
do componente curricular________________
_____________________________________
da turma _______________, turno_________
do curso de ___________________________

Porto Alegre, 31 de Maio de 2012.
.

1-INTRODUÇÃO
Por meio deste analisaremos alguns aspectos sobre compressores de ar, tendo como objetivo abranger de forma explicativa e simples suas características.2-COMPRESSORES
Os compressores são equipamentos industriais que servem para “aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso”. Falando de modo geral os compressores comprimem o ar para a pressão de trabalho desejada. Começou a ser usado em uma larga escala e 1861 quando foi inventado o compressor acionado por roda hidráulica.

2.1-Tipos de compressores.
O compressores de ar, que são aunidade que produz a pressão, mas o meio como produzem pode ser diferente dentre eles aqui citaremos 3.
2.1.1- Compressores de êmbolo.
Contem um êmbolo que produz movimento linear é apropriado para todos tipos de pressões pode produzir milhares de Kpa.
2.1.2- Compressores rotativos.
Consiste em um compartimento cilíndrico, com abertura de entrada e saída, gira um rotor com palhetas que estáalojado excentricamente. Devido à excentricidade do rotor, há uma diminuição no tamanho dos compartimentos, assim, gerando certa pressão. Esse compressor tem a vantagem de manter a pressão contínua, livre de qualquer pulsação e com baixo ruído devido ao seu funcionamento.
2.1.2-Turbos compressores.
Compressor Axial – a compressão é feita pela aceleração do ar aspirado, ele se baseia na energia demovimento que é transformada em energia de pressão. Os turbos compressores são destinados para o funcionamento onde existe grande vazão.
Compressor Radial – o ar é impelido para as paredes da câmara e posteriormente em direção ao eixo e daí no sentido radial para outra câmara sucessivamente em direção à saída.

3-COMPONENTES PRINCIPAIS DE UM COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO.
Os compressores sãoconstituídos de alguns componentes predeterminados para designar uma função diferente e essencial ao funcionamento do equipamento como um todo.
Veremos alguns componentes em seguida designando sua função e suas características.
3.1-Reservatório.
De maneira geral podemos dizer que serve para armazenar o ar comprimido.
O reservatório serve para estabilizar a distribuição de ar comprimido. Elimina asoscilações de pressão da rede distribuidora e, quando há um momentâneo alto consumo de ar, é uma garantia de ar reservado e também elimina a humidade do ar.
O formato e cilíndrico devido ao seguinte fato; o gás ou líquido tem uma facilidade de se ajustar à forma do reservatório. A pressão hidrostática será distribuída uniformemente num reservatório cilíndrico, pois não haverá cantos ( quinas ),pois nas quinas a pressão seria muito alta ( P = F / A), a tensão seria alta e seria propenso à ruptura. Outro problema é quando se tem gases que explodem facilmente, as quinas provocariam áreas de refluxo, agitando assim o gas. Desta forma haveria explosão. Em reservatórios cilíndricos, a pressão exercida nas paredes serão iguais em todos os pontos.
Alguns cuidados devem ser tomados como olocal de instalação não deve ser de difícil acesso.
Os reservatórios devem ser instalados de modo que todos os drenos, conexões e aberturas de inspeção sejam facilmente acessíveis.
Em nenhuma condição, o reservatório deve ser enterrado ou instalado em local de difícil acesso; deve ser instalado, de preferência, fora da casa dos compressores, na sombra, para facilitar a condensação da umidade e...
tracking img