Eletronica digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrônica Digital

Prática 3:
CODIFICADOR/DECODIFICADOR E MUX/DEMUX

1- OBJETIVOS

Projetar circuitos decodificadores e implementá-los na prática, sempre avaliando seus resultados. Alémdisso, por meio destes circuitos, projetar um circuito demultiplexador e também implementá-lo. Temos por objetivo também ter conhecimento para, por meio de um CI Multiplexador, projetar um gerador defunção lógica.

2- FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Codificadores / Decodificadores [1]

Uma grande parte dos sistemas digitais trabalha com os níveis lógicos (bits) representando informações quesão codificadas em bits. Exemplo:
· computador trabalha com informações alfanuméricas;
· a calculadora com informações numéricas;
· a telefonia digital com canais de voz convertidos para a formadigital;
· cd laser com sinais sonoros.

Estes sistemas não entendem a informação que processam na forma de letras, números, sinais sonoros, mas sim na forma de bits, sendo necessário transformarestas informações na forma de códigos binários. Devido à diversidade de informações e ao desenvolvimento da eletrônica digital, vários códigos foram criados e consequentemente vários circuitos para acodificação e decodificação destas informações.
Os codificadores e decodificadores são circuitos combinacionais dedicados: circuitos comuns em projetos de sistemas digitais devido às funçõeslógicas que executam, sendo encontrados prontos em circuitos integrados comerciais.

Multiplexadores/Demultiplexadores [1]

Os multiplexadores e demultiplexadores pertencem à classe doscircuitos lógicos combinacionais.
Um circuito lógico combinacional é aquele em que as variáveis de saída são funções determinadas pelas variáveis de entrada no instante do tempo observado, ou seja, éum circuito no qual as saídas dependem exclusivamente das entradas.
Os multiplexadores e demultiplexadores normalmente são abreviados como “mux” e “demux” respectivamente.
O...
tracking img