Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- DEFINA ELETROMAGNETISMO.
É o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo

2- QUAIS FORAM OS CIENTISTAS QUE SE DESTACARAM NO ESTUDO DO ELETROMAGNETISMO?
O francês Petrus Peregrinus de Maricourt concluiu que uma agulha magnetizada alinha-se longitudinalmente a um ímã esférico, alinhando-se a dois pontos que Maricourtchamou de polos magnéticos.
O inglês William Gilbert, no século XVI. Gilbert confirmou os trabalhos de Maricourt e especulou corretamente que a Terra é um gigantesco ímã.
Otto von Guericke construiu o primeiro gerador eletrostático utilizando a fricção de uma esfera de enxofre.
Pieter van Musschenbroek é o primeiro a publicar trabalhos sobre a "garrafa de Leiden", um dos primeiros acumuladores decarga, antecessor do capacitor.
Benjamin Franklin foi um dos primeiros a propor que um corpo contém quantidades iguais de cargas negativas e positivas, que sob circunstâncias normais, são neutralizadas uma pela outra.
As primeiras tentativas de quantificação da eletricidade e do magnetismo se iniciaram no século XVIII, com Charles Augustin de Coulomb que inventou a balança de torção para medircom precisão as forças envolvidas em corpos carregados eletricamente.
No final do século XVIII e no início do século XIX, vários grandes físico-matemáticos conceberam vários formalismos matemáticos para os fenômenos elétricos e magnéticos, como Siméon-Denis Poisson, Pierre-Simon Laplace e Carl Friedrich Gauss.
Alessandro Volta descobriu que dois metais diferentes em contato produziam umpotencial elétrico. Usando isso, Volta construiu a primeira "pilha voltaica". Tal pilha poderia produzir uma corrente elétrica com ordens de magnitude maior do que já se tinha feito até então com geradores eletrostáticos.
Hans Christian Oersted, que estava filosoficamente convencido da união das forças da natureza, ao saber da pilha voltaica, realizou experimentos com grandes correntes e percebeu que aforça magnética está presente em uma corrente elétrica.
Ao saber dos trabalhos de Oersted, André Marie Ampère desenvolveu uma completa teoria quantitativa fundamentada matematicamente. Ampère foi além: por meio de experimentos, concluiu que a força magnética de um magneto permanente é exatamente equivalente à força magnética de um condutor de eletricidade, considerando-se a intensidade da correnteelétrica ou o número de espiras de um condutor enrolado (que Ampère chamou de solenoide). Ampère também concluiu que um magneto permanente deve conter correntes elétricas fechadas em seu interior e que a magnetização é o alinhamento de moléculas dotadas de magnetismo.
Michael Faraday introduziu o conceito de "campo", o que simplificou a matemática que descrevia os fenômenos elétricos emagnéticos. Segundo Faraday, a presença de cargas elétricas e magnéticas causavam uma "distorção" no espaço. A esta "distorção" Faraday chamou de campo. E foi ele quem construiu o primeiro motor elétrico, o primeiro transformador e o primeiro dínamo.
James Clerk Maxwell foi o grande unificador dos trabalhos dos cientistas do século XIX, unindo, sob a mesma teoria fundamentada matematicamente, os trabalhosde Gauss, Ampère e Faraday, com várias correções próprias. Seu trabalho é resumido em apenas quatro equações, conhecidas atualmente como as equações de Maxwell.[84] Demonstrou matematicamente a velocidade da luz usando apenas princípios eletromagnéticos, o que finalmente levou a Óptica a ser fundida com a teoria eletromagnética.
Em 1888, Heinrich Rudolf Hertz confirmou experimentalmente aexistência das ondas eletromagnéticas previstas por Maxwell.[85] O trabalho de Maxwell serviu como base para a futura revolução tecnológica ocorrida no século XX.

3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE O ELETROMAGNETISMO POR PIERRE DE MARICOURT?
Maricourt fez experiências para estudar o magnetismo em 1269. Com estas experiências ele descobriu que:
1) aproximando dois imãs pelos seus pólos...
tracking img