Eletrolise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrolise

A eletrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da eletricidade. Resumindo, procede-se primeiro à decomposição (ionização ou dissociação) docomposto em íons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos. Em muitos casos, dependendo da substância a ser eletrolisada e do meioem que ela ocorre, além de formar elementos ocorre também a formação de novos compostos. O processo da eletrólise é uma reação de oxirredução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica, sendo,portanto, um fenômeno físico-químico não espontâneo.
A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo aindaser chamada literalmente de eletrodecomposição.
-------------------------------------------------
História
As primeiras experiências envolvendo eletrólise foram iniciadas pelo químico inglês HumphryDavy, que em 1778 obteve o elemento químicopotássio passando uma corrente elétrica atraves do carbonato de potássio (potassa) fundido.
Em 1808, através de sugestões dadas por Jöns Jacob Berzelius,Davy efetuou melhorias no processo, e conseguiu isolar outros elementos a partir dos seus óxidos como o magnésio e o bário.
Processo eletrolítico
Dependendo do tipo de eletrodo e do modo de obtençãodos íons que constituem o eletrólito as reações que ocorrem no processo eletrolítico são diferentes.
Exemplo de eletrólise
* Eletrólise ignea do NaCl:
Os produtos da eletrólise do sal comumquando fundido são os elementos sódio e cloro.
*
* Etapas:
1. O NaCl é fundido e colocado numa cuba.
Na fusão ocorre a dissociação dos íons do sal: 2 NaCl --> 2 Na+ + 2 Cl-
1. Doiseletrodos inertes (exemplo, grafites) são mergulhados no sal fundido e ligados a um gerador químico (pilha ou bateria)
2. Os ânions (2 Cl-) movem-se para o eletrodo positivo (ânodo) onde perdem...
tracking img