Comorbilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comorbilidade

“A Epidemiologia, num dado momento, é alguma mais do que a soma dos factos que estabelecem. Ela inclui o seu arranjo ordenado em cadeias de conclusões que se prologam, mais ou menos, para além dos limites de observação directa. Algumas dessas cadeias, estabelecidas com correcção e verdade, conduzem a investigação para factos do futuro; outras, mal construídas, bloqueiam oprogresso.”
Frost, 1936
Mausner & Bahn, Introdução à Epidemiologia, Fundação Calouste Glubenkian

Índice

Introdução
Saúde e doença não são estados ou condições estáveis, mas sim conceitos vitais, sujeitos a constante avaliação e mudança.
O conceito de Saúde foi pela primeira vez definido em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como: “Saúde é um estado completo bem-estar físico, mental esocial e não apenas uma mera ausência de doença”. Este conceito tem mudado radicalmente nos últimos anos. Antigamente, saúde significava apenas a ausência de doença, mas logo se percebeu que não apresentar nenhuma doença física aparente, não significava ter saúde.
A Saúde Pública é definida como a ciência e a arte de prevenir a doença, prolongar a vida e promover a saúde através de esforços eescolhas informadas da sociedade, organizações (públicas e privadas), comunidades e indivíduos. Esta definição foi introduzida por Charles Edward Amory Wislow, um bacteriologista de nacionalidade americana.
Com o avanço da Medicina como ciência e consequentemente do aumento da esperança média de vida, um conceito que já tinha sido previamente descrito como multipatologia, ou seja a existência demais do que uma condição patológica num mesmo indivíduo evoluiu para o que se denomina hoje por Comorbilidade. A Comorbilidade é definida como a coexistência de vários problemas num mesmo doente, ou seja, corresponde á associação de pelo menos duas patologias no mesmo paciente. Existem vários tipos de Comorbilidade e muitos problemas que advêm da incapacidade de modelos de resposta ao tipo desituações que este conceito levanta.

Epidemiologia e Saúde Publica
* Contexto Histórico
A palavra epidemiologia deriva das palavras gregas: epi “sobre”, demos ”povo” e logos “estudo”. A epidemiologia originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que factores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuiçãodas doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em grande escala.
A abordagem epidemiológica que compara as taxas de doenças em grupos populacionais tornou-se uma prática comum no final do século XIX e início do século XX.A sua aplicação foi inicialmente feita visando o controlo de doenças transmissíveis e, posteriormente, no estudo das relações entre condições ou agentes ambientaise doenças específicas. Na segunda metade do século XX, esses métodos foram aplicados para doenças crónicas não transmissíveis tais como doença cardíaca e tumores, sobretudo nos países industrializados.

* Definição

A epidemiologia foi definida por Last como “o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicaçãona prevenção e controlo dos problemas de saúde”. Esta definição demostra que os epidemiologistas estão preocupados não somente com a incapacidade, doença ou morte, mas também com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover a saúde.

A Saúde e a Doença

Ainda recente a doença era frequentemente definida como "ausência de saúde", sendo a saúde definida como "ausência dedoença" - definições estas que não eram esclarecedoras. Algumas autoridades encararam a doença e a saúde como estados de desconforto físico ou de bem-estar. Infelizmente, perspectivas redutoras como estas levaram os investigadores e os profissionais de saúde a descurar os componentes emocionais e sociais da saúde e da doença. Definições mais flexíveis quer de saúde quer de doença consideram...
tracking img