Eletrolise ignea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Eletrolise ígnea

MARIA DIOMILDE VIEIRA
EVELYN FERNANDES

Manaus – Amazonas
Junho de 2012

MARIA DIOMILDE VIEIRA
EVELYN FERNANDES

Eletrolise ígnea

Trabalho requerido pela prof.ª: Ana para obtenção de nota da disciplina Química II
do curso Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade doEstado do Amazonas (UEA).

Manaus – Amazonas
Junho de 2012

INTRODUÇÃO

A separação de diferentes partes de um composto utilizando a eletricidade é chamada eletrólise. Para que funcione, o composto deve estar em estado líquido, ou dissolvido em água e conter íons.
Duas placas condutoras de eletricidade (eletrodos) são colocados no composto a ser o decomposto eletrólito. Quando as placas sãoconectadas a uma bateria, a corrente elétrica atravessa o composto que, aos poucos, se decompõe em duas partes. Isso acontece porque o eletrodo negativo (catodo) apresenta um excesso de partículas negativamente carregadas e, assim, atrai os íons positivos do composto. O eletrodo positivo (anodo) atrai os íons negativos. Existem dois tipos de eletrólise: a Eletrólise Ígnea e a Eletrolise Aquosa.Neste trabalho abordaremos sobre a Eletrólise Ígnea que é o nome que se dá a uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido.
A eletrólise é um fenômeno de oxi-redução, sendo assim, o total de elétrons perdidos no pólo positivo deve ser igual ao total de elétrons recebidos no pólo negativo.
A Galvanoplastia (galvanização) e a Anodização sãoexemplos das aplicações da Eletrólise em Química.

Eletrólise Ígnea
A eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio e etc. Também na produção de não-metais como cloro e o flúor e ainda substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deposição de finas películas de metaissobre peças metálicas ou plásticas. Essa técnica de deposição em metais é conhecida como galvanização. Os mais comuns são a deposição de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata (prateação), ouro (dourar), usados em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, jóias, aparelhos de som. É utilizada também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre e chumbo. Emprocesso de Anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão. É feita a Anodização em alumínio. Na eletrólise, usam-se eletrodos inertes (que não regem), como o carbono grafite (grafita) ou platina.
Para que a eletrólise ocorra deve haver:
- corrente elétrica contínua e voltagem suficiente para provocar a eletrólise;
-íons livres ( por fusão ou dissolução)
A eletrólise se dá apenas com fornecimento de energia por meio de um gerador, como uma pilha, por exemplo. Para entender como ela acontece, observe o esquema a seguir na figura 1:

Figura 1: Esquema da eletrólise
O gerador “puxa” os elétrons do polo positivo (ânodo) da cuba eletrolítica e os transfere para o polo negativo (cátodo). Isso é mostrado pelassemirreações:
1ª Semi-reação: o gerador atrai os ânions A- para o polo positivo e os força a perder elétrons:
A-   A0 + elétron
2ª Semi-reação: o gerador faz com que os cátions C+ recebam os elétrons:
C+ + elétron   C0
Existe a eletrólise ígnea e a eletrólise aquosa.
>Eletrólise Ígnea

É uma eletrólise onde não há presença de água. Metais iônicos são fundidos (derretidos). Ao se fundirem,eles se ionizam formando íons. A partir desses íons, é formada a corrente elétrica.
Reação de fusão (transformação do estado físico sólido para líquido) do NaCl a 808°C:

Os eletrodos devem ser inertes. Pode ser carbono grafite ou platina.
Estes eletrodos são polarizados, um com carga negativa e o outro com carga positiva e são colocados em uma cubeta com o metal NaCl já fundido....
tracking img