Eletricidde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇÃO
Quando ocorre um deslocamento de elétrons em direção a um sentido específico têm-se a denominada Corrente Elétrica, á medida que os elétrons se locomovem estes encontraram oposiçõesnaturais apresentadas por toda a matéria denominada resistência elétrica.
Estas oposições nada mais são do que o choque entre os elétrons do condutor e os elétrons móveis da corrente. Se a oposiçãooferecida pelo material for baixa este será denominada condutor, enquanto, se a oposição for alta, este será um isolante. Sendo que quanto menor a resistência maior será a passagem da corrente, assimcomo se a resistência for alta, menor será a passagem de corrente.
A corrente em um condutor é impelida por um campo elétrico E em seu interior, que exerce a força qE sobre cargas livres.(Na condiçãode equilíbrio eletrostático, o campo elétrico deve ser nulo no interior de um condutor, porém, quando uma corrente o percorre este não estará em equilíbrio eletrostático, e as cargas migram pelocondutor impelidas pelo campo elétrico.)
Como nota-se, há uma relação direta entre Resistência, Tensão e Corrente, afinal para que haja movimento eletrônico é necessária uma tensão, que permitirá efacilitará a passagem da corrente, que por sua vez, terá sua condutividade limitada ou não pela resistência do material. Notando tal relação, o físico e matemático George Simon Ohm em 1826 desenvolveu adenominada 1° Lei de Ohm, R = Resistência Elétrica, cuja unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Medidas (SI), é Ohm (Ω); U = Tensão, unidade Voltagem (V); I = Corrente, cuja unida é emAmpère (A).
2.0 - OBJETIVO
Esse experimento teve como objetivo determinar a resistividade de um metal através de medidas experimentais do comprimento do fio e da resistência (Ω). Outro objetivo foi àconstrução de um gráfico da resistência do fio em função de seu comprimento, e por meio da lei de Ohm determinamos a resistividade do fio.
3.0 – MATERIAIS E MÉTODOS
Equipamentos utilizados, Fonte...
tracking img