Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMBOLOGIA DE COMPONENTES
RESISTORES
Resistores Fixos
Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado. Esses resistores podem ter dois tipos de filme: filme de carbono - que são destinados ao uso geral e suas dimensões físicas determinam a máxima potência que pode dissipar – e filme metálico – em que tem a mesma estrutura do filme de carbono, mas utiliza umaliga metálica para formar a película, obtendo assim valores mais precisos de resistência, com tolerância de 1% e 2%.
Potenciômetro
Resistor de ajuste, localizado geralmente no setor frontal do equipamento
Resistor Ajustável (Trimpot)
Resistor de ajuste localizado geralmente nos circuitos. Com ajuste interno do equipamento pelo usuário.
Fotoresistor
É um componente eletrônico passivo do tiporesistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (iluminamento) que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui.
Um multímetro pode ser usado para encontrar a resistência na escuridão ou na presença de luz intensa. Os resultados típicos para um LDR poderão ser:
* Escuridão :resistência máxima, geralmente mega ohms.
* Luz muito brilhante : resistência mínima, geralmente dezenas de ohms.

CAPACITORES
Capacitor Eletrolítico
O capacitor eletrolítico consiste de duas placas separadas por um eletrólito e um dielétrico. São capacitores fixos cujo processo de fabricação permite a obtenção de altos valores de capacitância com pequeno volume.
Capacitor Variável
Oscapacitores variáveis geralmente utilizam o ar como dielétrico e possuem um conjunto de placas móveis que se encaixam num conjunto de placas fixas.
Capacitor Ajustável
São utilizados nos pontos de calibração dos circuitos. Apresentam valor de capacitância ajustável dentro de certos limites, por exemplo 10pF a 30pF.

DIODOS
Diodo Retificador
Conduz correntes intensas e opera com tensões relativamenteelevadas que podem chegar a 1 000v ou 1 200v no sentido inverso. Todos os diodos da série podem conduzir uma corrente direta de até 1 A, mas a tensão interna vai aumentando à medida que o número do componente também aumenta.
Diodo Zener
Regula a tensão de circuitos de fontes de alimentação, além de estar presente em outras aplicações em que se necessita de tensão fixa. Diodos zener com tensõesentre 2 e 200 volts são encontrados em aparelhos eletrônicos.
Fotodiodo
Responde com sensibilidade e velocidade às variações da intensidade da luz incidente. Estes componentes podem ser usados na leitura de códigos de barras, cartões perfurados ou ainda na recepção da luz modulada de um LASER via uma fibra óptica.

BOBINAS
Bobina com núcleo de ferro
Concentrar o campo magnético, para umadada corrente, e orientar o campo de modo que quase todo o fluxo magnético que passa por uma bobina passe também pela outra, diminuindo-se as perdas de energia na transformação da tensão.
Bobina com núcleo de ar
Consistem basicamente no enrolamento de um fio condutor num suporte de material não magnético, como o plástico ou a fibra de vidro. Em baixas frequências utiliza-se fio de cobre isolado porum verniz, mas em aplicações de alta frequência é comum utilizar-se técnicas especiais de enrolamento dos fios condutores, em particular com vista a reduzir as consequências negativas do efeito pelicular.
Bobina com núcleo de ferrite
Feitas de um tipo de cerâmica ferrimagnética não condutora, não apresentando correntes parasitas, além de baixa histerese. São empregas em altas frequências, ondeo material apresenta maior rendimento.

TRANSISTOR
Transistor bipolar
São aqueles formados por três regiões semicondutoras de polaridades alternadas existindo entre elas duas junções. As regiões recebem os nomes de emissor (E), base (B) e coletor (C). Baseiam seu funcionamento com alimentação de corrente na base.
Fototransistor NPN
São constituídos basicamente de duas junções, havendo uma...
tracking img