ELETRICIDADE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETRIZAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
A eletrização trata-se da liberação de elétrons de uma camada para a outra. Os elétrons ‘livres’ vão passando de um átomo para o outro ocasionando acorrente elétrica
A únicamodificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons. Por isso, um corpo échamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétricasobre o corpo seja nula. Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizadospositivamente e negativamente.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo sejanegativa. Um corpoeletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.
A eletrostática é basicamente descrita por doisprincípios, o da atração e repulsão de cargasconforme seu sinal (sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem) e a conservação de cargas elétricas, a qual assegura que emum sistema isolado, a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja, não há perdas.
Assim comoocorre com a massa, a carga elétrica também não é criada oudestruída, mas apenas transferida de um corpo para outro. As formas pelas quais podemos ter essa transferência resumem-se basicamente em três: o atrito, o contato e a indução.2. PROCESSOSDE ELETRIZAÇÃO
Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentarelétrons a um corpo neutro para que este passe a estareletrizado denomina-se eletrização.
Os métodos mais utilizados de eletrização são: por atrito, por contato e por indução.
tracking img