Empreendedorismo no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Atualmente o cidadão que busca sua auto realização e independência profissional está apto a ser um bom empreendedor devido a sua capacidade de inovar e se arriscar em novas escolhas. Basicamente o empreendedor é aquele que lida muito bem com oportunidades e que esta disposto a assumir os riscos das mesmas para gerar um novo negócio.
Segundo um estudo, conduzido pelo psicólogo daUniversidade de Harvard(EUA), David McClelland, as pessoas que chegaram ao sucesso empresarial tem traços semelhantes e formas idênticas de agir independentemente de condições econômicas, quantidade de riqueza de seus países, sexo, idade e ate mesmo formação acadêmica. Assim, aqueles que estão dispostos a agirem desta forma, ou apenas possuírem esses traços tende a obter sucesso, quem não tem, tende anão se sair bem em empreender.
Dentre esses traços podemos destacar a busca de oportunidades e iniciativas, a persistência, o comprometimento e a sempre busca de atualizações no mercado de trabalho. (Fonte: Universidade de Harvard, David McClelland.)
Tomando como assunto, todo empreendedor ao aceitar quaisquer que seja a oportunidade, inicialmente teve de escolher onde atuar e comoatuar. O bom empreendedor ao montar seu próprio negocio faz previamente uma pesquisa de mercado para saber em qual área sua lucratividade poderá ser maior e seus riscos menores, ou seja, tentar unir o útil ao agradável a ele. Além disso, podemos observar que um projeto sustentável e que tenha impacto social possui maiores chances de dar certo – por chamar mais atenção de consumidores e possíveisinvestidores – do que os demais projetos. Ter sucesso em empreender também esta relacionado diretamente em saber onde investir, trazer ao publico alvo o que os atrai, seja por seus produtos, por suas ideias ou pela facilidade trazida aos seus clientes.
Cabe ao empreendedor trazer acessibilidade e estar presente nos mais diversos locais para atender seus consumidores. De acordo compesquisas(“exame.com”,31/01/2013) a região norte é a que possui maior taxa de empreendedorismo no Brasil, segundo a mesma, 32,2% dos habitantes da região estão envolvidos com algum tipo de negocio, seja em sua criação ou administração.
A matéria cita que : “Enquanto nacionalmente o desejo de investir em um empreendimento é verificado entre 43,5% da população, no Norte do país o mesmo sonho é compartilhado por54,3% da população adulta. Os dados constam da pequisa Global Entrepreneurship Monitor 2012(GEM), realizada desde 1999, que pela primeira vez apresenta dados regionais no Brasil.”. Por outro lado, a região Sudeste se destaca por apresentar a maior escolaridade entre os empreendedores do pais. Na região, 43% daqueles que iniciam um negócio, possuem ensino médio completo, frente a média nacional de37%. Além de que, desses empreendedores, 15% possuem ensino superior, enquanto a média brasileira é de 11,5%.
Sendo assim, pode-se ver que o Brasil possui uma grande porcentagem de empreendedores e que estão espalhados pelas mais diversas regiões do país, embora sua grande maioria ainda esteja concentrada na região do sudeste e norte.
A partir das afirmações anteriores, se deduz que oempreendedor vive uma vida de desafios. As dificuldades enfrentadas pelos empreendedores brasileiros podem variar bastante, pois cada caso é único. Mas existem alguns problemas que se pode citar, pois são comuns entre a maioria dos empreendedores.
Primeiramente, vemos um quadro dos empreendedores brasileiros: “O brasileiro é extremamente empreendedor. A cada 100 brasileiros, pelo menos 15exercem atividades empreendedoras. A estimativa é que 13% da população, com idade entre 18 e 60 anos, tenham seu próprio negócio. No entanto, apenas 60% do empreendedores investem na própria empresa por enxergarem uma oportunidade. Os outros 40% abre uma empresa por uma questão de sobrevivência, porque não conseguiram um emprego razoável, com carteira assinada.” – de acordo com a pesquisa...
tracking img