Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia do Professor Choques Elétricos

Introdução
Atualmente estamos cercados de aparelhos eletro-eletrônicos e com isso aumenta o risco de sermos submetidos a choques elétricos ao manipularmos algum deles. Utilizando simulações e animações que ilustram situações quotidianas, vamos abordar sobre como os choques ocorrem e como se prevenir deles usando conceitos físicos. Nesta atividade o alunoterá a oportunidade de explorar conceitos de eletricidade como a tensão, a corrente elétrica, o isolamento e a resistência elétrica. O aluno aprenderá, de forma lúdica, normas de segurança ao utilizar equipamentos elétricos para evitar choques elétricos.

Objetivos
Entender os conceitos de tensão, corrente e isolamento elétrico, para explicar o choque elétrico; Aprender a se prevenir de choqueselétricos;

Pré-requisitos
Noções de corrente, tensão e isolamento elétrico.

Tempo previsto para a atividade
Para a atividade estão planejados 25 minutos no computador com a execução do Objeto de Aprendizagem e outros 25 minutos para debates e discussões após a simulação.

Na sala de aula
Para que os alunos possam se familiarizar mais sobre choques elétricos, o professor pode propor umtrabalho prévio, em grupo, onde os alunos pesquisem causas e efeitos do choque elétrico no corpo humano. Os resultados podem ser apresentados na forma de um trabalho escrito ou até mesmo numa discussão na forma de seminários. Numa discussão

Página 1

12/04/2007

em sala de aula ou pela escolha de um pequeno grupo de alunos para debater sobre choques elétricos em sala de aula, pode ajudar oprofessor na motivação dos alunos, e no entendimento do alcance da percepção do assunto pelos alunos. Seria muito importante que, nessa aula, o professor abrisse um debate com questões relacionadas a choques elétricos, instigando os alunos a opinarem sobre as causas e sobre as conseqüências do choque elétrico bem como sobre maneiras de evitá-los.

Questões para discussão
No debate o professor,pode utilizar questões como, por exemplo, as seguintes: 1. Porque ao se colocar os dedos secos sobre os pólos de uma pilha de 12V não se sente choque? E se encostarmos a pilha na nossa língua, sentiremos o efeito do choque? Dica: a saliva facilita a condução de corrente para o corpo da pessoa. 2. Porque um passarinho pousado em um fio de alta tensão não toma choque? Dica: a resposta seráapresentada no objeto de aprendizagem. 3. Se uma pessoa se pendurar em um fio de alta tensão, ele vai tomar choque?(o único lugar onde ela se apóia é o fio) Dica: mesma resposta da questão anterior. 4. Quais as conseqüências do choque no corpo humano? Dica: tabelas sobre este assunto também são apresentadas no Objeto de Aprendizagem ilustrando os efeitos da intensidade de corrente no corpo humano. E outrasperguntas que o professor achar conveniente.

Na sala de computadores
Preparação Sugerimos que o professor execute o Objeto de Aprendizagem antes da aula para estar familiarizado com a atividade e para conhecer fenômenos físicos de que ela trata. Embora esses aspectos já venham explicitados no guia do professor pode ser interessante entender como esses aspectos são trabalhados. Sugerimos que oObjeto esteja disponível quer nas máquinas, quer em servidor próprio com endereço conhecido pelos alunos. Sugerimos que os alunos sejam distribuídos individualmente ou em duplas para que durante a simulação haja uma pequena discussão entre eles.

Página 2

12/04/2007

Material necessário Um computador do tipo pessoal com monitor a cores, mesa e cadeiras. Requisitos técnicos Navegador complugin para flash. Requisitos de configuração: um computador pessoal com CPU Pentium 3 ou superior, 64 MBytes de memória, embora 128 sejam recomendáveis. Placa de vídeo com 16 MBytes ou superior resolução superior a 800x600 pixels. Sistema operacional Microsoft ou Linux. Durante a atividade O professor, a critério próprio, poderá permitir que os alunos utilizem a simulação livremente. Sugerimos...
tracking img