Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução a segurança no SEP e suas proximidades.


O treinamento dos profissionais para o trabalho em áreas de risco por conta de condições elétricas de média e alta tensão prevê que seja feito um estudo particular e individual dos requisitos necessários para a composição e ementa do conteúdo desse treinamento e possivelmente a realização de procedimentos de trabalho que sãoespecíficos do sistema elétrico afetado. A diversidade dos serviços possíveis de serem realizados no campo das instalações elétricas permite que sejam elencado um número imenso de condições e requisitos específicos fazendo cada treinamento SEP único em sua elaboração e aplicação.
Um dos entendimentos, no inicio ainda da aplicação dessa Norma Regulamentadora, permite verificar apreocupação da equipe formadora da comissão de estudos quanto à especificidade do treinamento e sua eficácia e posterior comprovação. Acreditamos que o melhor indicador de desempenho não sejam as no- tas dos testes aplicados de conhecimento dos envolvidos nos treinamentos, mas sim a mudança de comportamento dos profissionais no que diz respeito a consideração da vida humanaprópria e de seus companheiros no dia a dia do trabalho. Não deixando de preservar os equipamentos e instalações, essa Norma Regulamentadora se detém no bem mais precioso de uma organização: a vida e saúde de seus empregados e prestadores de serviço.
Esse trabalho deve ser um guia de estudo para permitir aos participantes definir as linhas básicas de ação para desenvolver, sempre à luzda NR e das condições especificas encontradas na organização, um procedimento de treinamento de segurança focado nas suas reais necessidades e características sistêmicas.




2 – Introdução a Sistemas de Energia Elétrica.


Na introdução é apresentada uma visão geral do funcionamento de sistemas de energia elétrica: geração, transmissão e distribuição (GTD). Mesmo assim, o estudodeste capitulo pode servir de motivação para os estudos que se seguem.

2.1SISTEMAS DE POTÊNCIA


A dificuldade de se fazer uma apresentação genérica desse tipo reside no fato de os componentes do sistema ainda não estarem definidos (o que será feito nos capítulos subseqüentes).
A figura abaixo dá a estrutura genérica de um sistema de energia elétrica formado por geradores,transformadores elevadores/abaixadores, linhas de transmissão e alimentadores de distribuição. Os geradores transformam energia mecânica em energia elétrica e injetam a potência elétrica gerada na rede de transmissão. A energia mecânica é fornecida por turbinas hidráulicas ou a vapor. Neste ultimo caso, a energia térmica pode ter diversas origens: carvão, gás, nuclear, óleo, bagaço de cana, entreoutras.
Por razões econômicas (minimização de perdas), a transmissão é normalmente efetuada em tensões elevadas (por exemplo, 345kV, 500kV ou 750kV). Devido a limitações físicas e de isolamento elétrico, os geradores não podem operar nesses níveis de tensão; tipicamente, com as tecnologias convencionais, geradores operam com tensões na faixa de 10kV a 30kV. Assim, geradores que estão afastadosdos centros de carga injetam sua potência gerada na rede através de transformadores elevadores que tem por finalidade transformar a potência gerada dos níveis de tensão de geração para níveis de tensão de transmissão, com a conseqüente redução dos níveis de corrente e, portanto, das perdas de transmissão (perdas ôhmicas). Por razões práticas, a potência entregue aos centros de carga não pode, emgeral, ser consumida nos neveis de tensão em que é feita a transmissão; transformadores abaixadores são então utilizados para reduzir os níveis de tensão. Isso acarreta um aumento correspondente dos níveis de corrente (e perdas), mas isto normalmente é aceitável, pois ocorre já nas proximidades das cargas.


[pic]

Sistemas de geração-transmissão-distribuição.

Uma inovação tecnológica...
tracking img