Eletrica residencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dimensionamento de Carga

Para determinar a carga de uma instalação elétrica residencial, devem-se somar todas as cargas elétricas previstas para: as tomadas de uso geral, a potência das lâmpadas e dos demais equipamentos elétricos.
A Norma vigente da ABNT, a NBR 5410/97 “Instalações Elétricas de Baixa Tensão” determina que a previsão de cargas em VA (Volt Ampère) dos equipamentos deverá serde acordo com as seguintes prescrições a seguir.

Tomadas de Uso Geral
• Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias: para as 3 (três) primeiras tomadas, a carga mínima por tomada a ser considerada, deverá ser de 600 VA. A partir da quarta tomada (se existir), deverá ser considerada a carga mínima de 100 VA para cada tomada.
IMPORTANTE: A determinação da cargadeverá ser feita, considerando cada um desses cômodos separadamente;
• Em subsolos, garagens, sótão, varandas: deverá ser prevista no mínimo uma tomada de 1.000 VA;
• Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por tomada.

Tomadas de Uso Específico
• Considerar a carga do equipamento elétrico a ser ligado, fornecida pelo fabricante;
• Ou então, calcular a carga a partir da tensãonominal, da corrente nominal e do fator de potência (ver subitens 1.11 página 21 e 1.12 página 27) do equipamento elétrico.








Iluminação
A iluminação adequada deve ser calculada de acordo com a Norma vigente NBR 5413/92 “Iluminação de Interiores”, da ABNT. Entretanto a Norma NBR 5410/97 estabelece como alternativa que para determinar as cargas de iluminação em unidades consumidorasresidenciais, poderão ser adotados os seguintes critérios:
• Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m2 deve ser
prevista uma carga mínima de 100 VA;
• Em cômodos ou dependências com área superior a 6 m2 deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescidas de 60 VA para cada aumento de 4 m2.

IMPORTANTE: Os valores apurados correspondem à potênciadestinada a iluminação para o efeito de dimensionamento dos circuitos elétricos e não necessariamente à potência nominal das lâmpadas.

A Tabela a seguir fornece os dados para calcular, de uma maneira prática, a carga de iluminação incandescente para cômodos, com área variando de 6 a 30 m2.
[pic]








Número Mínimo de Tomadas por Cômodo
Cada cômodo de uma residência deverá tertantas tomadas, quantos forem os aparelhos elétricos a serem instalados/ligados dentro do mesmo. Uma sala de estar, por exemplo, deve ter tomada de uso geral para individuais: o televisor, os aparelhos de som, vídeo, abajures, aspirador de pó, etc.
A Norma vigente, a NBR 5410/97 determina as seguintes quantidades mínimas de tomadas de Uso Geral em uma residência:
• 1 tomada por cômodo para área igualou menor do que 6 m2;
• 1 tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, para áreas maiores que 6 m2;
• 1 tomada para cada 3,5 m ou fração de perímetro para copas, cozinhas, áreas de serviço, lavanderias, sendo que acima de cada bancada de 30 cm ou maior, deve ser prevista pelo menos uma tomada;
• 1 tomada em subsolos, sótãos, garagens e varandas;
• 1 tomada junto ao lavatório, em banheiros.Divisão de Circuitos Elétricos
A Norma vigente, a NBR 5410/97 – “Instalações Elétricas de Baixa Tensão”, determina que sejam separados os circuitos elétricos de Tomadas de Uso Geral e o de Iluminação.
Deverá ser previsto um circuito elétrico, também separado, para cada equipamento elétrico de corrente nominal superior a 10 A (1.270 VA em 127 V), como os chuveiros elétricos, fornos elétricos,fornos de microondas etc.
É importante que uma instalação elétrica seja dividida em circuitos elétricos parciais para facilitar: a inspeção, a manutenção, a proteção será mais bem dimensionada, reduz as quedas de tensão e aumenta a segurança.
Se na residência tiver um só circuito para toda a instalação elétrica, o disjuntor deverá ser de grande capacidade de interrupção de corrente, sendo que, um...
tracking img