Eletrenegatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletronegatividade e potencial padrão de redução: atração por elétrons?

Quando ensinamos as propriedades periódicas dos elementos para nossos alunos e nossas alunas do ensino médio, tendemos a definir eletronegatividade como a capacidade que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, em comparação a outro átomo (Fonseca, 1992: 78) ou ainda como a tendência que os átomos possuem dereceber elétrons no seu nível mais externo, na formação de uma ligação com outros átomos (Politi,1992:75). De uma maneira geral, seguimos os livros didáticos e não distinguimos em que circunstâncias são obtidos os valores de eletronegatividade, não analisamos que se trata de uma grandeza associada à tendência de um átomo atrair elétrons para si numa ligação covalente, ainda que posteriormenteutilizemos a eletronegatividade na análise da polaridade das ligações químicas.

Por sua vez, no trabalho com a Eletroquímica, abordamos o conceito de potencial padrão de redução e, se não formos cuidadosos, mais uma vez limitaremos sua definição à atração por elétrons: cobre tem maior potencial padrão de redução porque tem maior atração por elétrons. Em alguns casos, a desconsideração da diferençaconceitual entre eletronegatividade e potencial padrão de redução é diretamente explicitada: ao longo da história do ensino de química, autores de livros didáticos vêm afirmando que a fila das tensões eletrolíticas (potenciais padrão de redução) representa a ordem crescente de eletronegatividade ou que a eletronegatividade se associa ao poder oxidante ou redutor, ou à reatividade, característicaindicada pelo potencial padrão de redução (como exemplo citamos, Carvalho, 1978; Feltre & Yoshinaga, 1977; Politi, 1992).

Fica evidente, portanto, que há uma certa confusão entre esses dois conceitos - potencial padrão de redução e eletronegatividade. Para gerar ainda maiores dúvidas, muitos se apegam às comparações entre os valores dessas grandezas para alguns elementos como comprovantes darelação direta entre eletronegatividade e potencial padrão de redução. Constatam que o cobre possui eletronegatividade igual a 1,90 e o zinco possui eletronegatividade igual a 1,65, com potenciais padrão de redução, respectivamente, iguais a 0,340 V e -0,763 V, e julgam que comprovam a afirmação de que quanto maior a eletronegatividade, maior o potencial padrão de redução. Não atentam para o fatode que o lítio tem eletronegatividade igual a 0,98 e potencial padrão de redução igual a -3,040 V, enquanto o
sódio tem eletronegatividade igual a 0,93 e potencial padrão de redução igual a -2,713 V. Ou que cobre e prata têm eletronegatividades muito próximas (1,90 e 1,93, respectivamente) e potenciais padrão de redução muito distintos (0,340 V e 0,799 V, respectivamente).

Problemas comoesse são exemplos de como o processo de mediação didática, ao retirar os conceitos científicos do contexto histórico de sua produção e limitá-los a definições restritas, gera obstáculos à compreensão desses mesmos conceitos. No presente exemplo, promove-se a confusão entre os dois conceitos, gerando os obstáculos verbais. Por outro lado, se analisarmos detidamente as diferenças entre essesconceitos, podemos compreender porque esses equívocos perduram e encontrar meios para superá-los.

Diferenciação dos conceitos de eletronegatividade e potencial padrão de redução

Os conceitos de eletronegatividade e potencial padrão de redução possuem uma história com pontos de contato passíveis de provocar confusões, quando não se está atento às rupturas ocorridas na linguagem científica. Berzelius,ao desenvolver a teoria eletroquímica de ligação (também conhecida como teoria dualística), também organizou os corpos simples em ordem decrescente de eletronegatividade, sendo essa série definida em função da maneira como os elementos se ligam nos compostos (Rheinboldt, 1988). Apesar da série de Berzelius ser bastante análoga à série eletroquímica atual, o conceito de eletropositividade/...
tracking img