Eles eram muitos cavalos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha – “Eles eram muitos cavalos”

Eles eram muitos cavalos é uma obra literária escrita por Luiz Ruffato que faz uma homenagem a Cecília Meirelles e o seu romance Romanceiro daInconfidência, que apresenta o trecho: “Eles eram muitos cavalos, mas ninguém sabia seus nomes, sua pelagem, sua origem....”. Trecho que exemplifica muito bem a dinâmica do livro. Mineiro por naturalidadeRuffato escreveu seu diário paulista em 2001. Em 158 páginas o autor tenta desvendar com 68 historietas do cotidiano a grande metrópole São Paulo.Ruffato tenta revelar as grandes faces da cidade não apenascom seus problemas, engarrafamentos, encantos, pessoas apressadas e grandeza, mas sim, mostra tudo isso como se vivenciássemos um dia nesta grande cidade.

Dilemas e situações de um cotidianosem rotinas, casos inesperadas, estressantes, engraçados. Todas essas questões são tratadas pelo Ruffato através de capítulos e cada mudança de história na verdade é um piscar de olhos em meio àcorreria de São Paulo.

O fato dos personagens não se encontrarem e suas histórias pertencerem somente a eles mesmos tornam o livro singular. Ruffato costura histórias de desconhecidos que fazem asua própria história. Como a do menino que sabia todas as cidades do Brasil de cabeça e o pai orgulhoso, com pouco estudo, sem saber explicar tal inteligência do filho (8. Era um garoto; página 18).Nesse capítulo Ruffato não se preocupa em pontuações, escreve do jeito que se fala, livremente.

Como uma grande cidade, histórias inusitadas acontecem, mas a correria, várias obrigações eresponsabilidades dão margem ao estresse. É o que mostra a história do capítulo 10 (10. O que quer uma mulher; página 22), que narra uma esposa estressada com a pressão do trabalho, marido, filhos ediante disso, uma longa discussão de relação conjugal que não chega a ponto nenhum e só aumenta o desgaste já existente. E para não criar um desgaste para o leitor, Ruffato intercala trechos de falas...
tracking img